Perfect Strangers da Netflix causa controvérsia no Oriente Médio

O primeiro filme original em árabe da Netflix, Perfect Strangers, está causando bastante controvérsia para o serviço de streaming.

De acordo com o The Hollywood Reporter, o filme Perfect Strangers está recebendo resistência dos conservadores no Oriente Médio desde seu lançamento em 20 de janeiro, com um político egípcio acusando o filme de “perversão, promovendo a homossexualidade e a infidelidade e até fazendo parte de um complô para desestruturar a sociedade árabe”.

Perfect Strangers é um remake de um filme italiano e estrelado por Nadine Labaki e Mona Zaki, e cobre um jantar onde sete amigos jogam um jogo fazendo todos os textos, chamadas, e-mails e outras mensagens em seus telefones disponíveis para os outros verem.

O filme foi bem recebido pela crítica na comunidade artística e por muitos espectadores, mas os conservadores estão indignados devido à inclusão de um personagem gay e outros tópicos tabus.

Perfect Strangers provocou uma onda de reação homofóbica online, com pessoas alegando que o filme promovia “degradação moral” e “colocando ideias ocidentais em uma sociedade conservadora”. Um usuário do Twitter chegou a chamar isso de “crime”, alegando que o filme deveria ser banido e todos os envolvidos deveriam ser processados.

Por ter sido lançado em um serviço de streaming em vez de nos cinemas, Perfect Strangers conseguiu contornar os censores do Oriente Médio e estar disponível na Netflix sem cortes. Uma cena em particular que está causando um alvoroço é uma cena em que a personagem de Zaki tira a calcinha debaixo da mesa, embora nenhuma nudez seja mostrada.

O advogado egípcio Ayman Mahfouz declarou que Perfect Strangers era um “complô para perturbar a sociedade árabe” e que Zaki era a “campeãa” do suposto complô. Mahfouz está preparando uma ação judicial para tentar remover o filme do catálogo da Netflix.

Além disso, o político egípcio Mustafa Bakri disse em um comunicado ao presidente da Câmara dos Deputados do Egito que Perfect Strangers “incita a homossexualidade e a traição”.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Apesar do clamor, Perfect Strangers também está recebendo muito apoio de espectadores e criativos, e uma hashtag que se traduz como “ImAlsoAPerfectStranger” (eu também sou um estranho perfeito, em tradução livre) foi um dos mais compartilhados no Twitter.

A Netflix também apoia o filme e seus criadores, divulgando uma declaração para Variety sobre a reação.

“Perfect Strangers é uma história fictícia que explora temas universais sem assumir uma posição moral, ao invés disso convida o público a ter um diálogo aberto e debater. O filme aborda assuntos difíceis através da humanidade e do humor, liderado por um talentoso elenco árabe focado na excelência criativa”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›