Para evitar fuga de telespectadores Sony faz promessa ousada

Quanto mais se demora entre temporadas, menos espectadores voltam e mais se gasta em divulgação, segundo executiva que promete mudar panorama atual das séries

As séries da Sony Pictures TV Studios vão sofrer alterações na maneira como são produzidas para garantir a permanência dos espectadores, afirmou a executiva Katherine Pope, presidente dos estúdios de TV da empresa, que ao Deadline disse que lutar contra a demora para produzir os programas tem sido sua principal ação desde que assumiu o cargo no ano passado.

“O negócio que eu decidi dar para mim mesma e para meus times como tarefa este ano é analisar isso. Alguém chamou de ‘desvio’”, explicou a executiva. ”Que é a maneira como esses programas acabam tendo até dois anos de intervalo entre temporadas”.

A executiva admitiu que entende como as produções hoje em dia aumentaram muito em termos de escala, inclusive na questão de investimentos, que levam tempo. Parte do que a motivou a focar nisso foi a reação dos fãs quando séries demoram (Stranger Things, da Netflix, levou 3 anos da última vez):

“Esses programas são enormes, eles poderiam ser basicamente um filme blockbuster a cada episódio. Entretanto, ao mesmo tempo, não é legal para os fãs ter que esperar esse tempo enorme entre uma e outra.”

Millie Bobby Brown como Onze em Stranger Things
Millie Bobby Brown como Onze em Stranger Things (Netflix © 2022)

Demora causa custos astronômicos em marketing para a Sony

Segundo Katherine, a demora não é só ruim para os fãs, mas também para os bolsos dos estúdios. “Essa demora é algo incômodo, porque as plataformas precisam começar do zero com a divulgação de uma série se faz dois anos que a anterior foi lançada”, afirmou.

A agilização do processo vai ser benéfica para todos, inclusive as mentes criativas por trás dos programas. A executiva esclareceu que períodos mais curtos entre temporadas garantiriam que a chance das séries continuarem sendo renovadas subiria consideravelmente:

“Eu não acho que seja bom nem para quem cria as atrações, porque eles acabam gastando tempo demais com cada temporada. Essas mudanças serão para assegurar que estamos protegendo as séries, e para que o criador use seu tempo e habilidade para contar histórias em múltiplas temporadas.”

Claire (Caitriona Balfe) e Jamie(Sam Heughan) em Outlander (Reprodução/Sony)
Claire (Caitriona Balfe) e Jamie(Sam Heughan) em Outlander (Reprodução/Sony)

“Essa é a arte e a beleza da TV, a novelização das histórias dos personagens. Quando se perde isso, a gente começa a perder a base do que faz nosso veículo”, concluiu.

Katherine não é nova no cargo; ela já trabalhou na mesma posição na empresa em 2008, época em que séries com lançamento anual eram o padrão. Naqueles tempos, as séries mais longas terminavam em abril/maio e já estavam de volta com novas temporadas em setembro.

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