O único vencedor do Oscar que foi desqualificado

Em 1969, o documentário Young Americans de Alexander Grasshoff foi o grande vencedor do Oscar na categoria Melhor Documentário. No entanto, semanas após a premiação, a Academia descobriu que o filme havia sido exibido em 1967, violando as regras de elegibilidade.

Para ser elegível ao Oscar, um filme deve ter sido lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos em algum momento do ano anterior à cerimônia.

O presidente da Academia na época, Gregory Peck, contatou o diretor e o produtor do documentário, pedindo a devolução dos troféus. O prêmio foi então reatribuído ao documentário Journey Into Self (via Collider).

Esta não foi a primeira vez que um filme foi desqualificado no Oscar

Embora incomum, este não foi o único caso de revogação de prêmio na história do Oscar. Em 1973, a trilha sonora de O Poderoso Chefão foi retirada da competição depois que veio à tona que o compositor Nino Rota havia usado parte do tema em um filme de 1958.

No ano de 1993, a indicação de A Place in the World para Melhor Filme Estrangeiro foi cancelada depois da revelação de que a maior parte do filme foi produzida na Argentina e não no Uruguai.

Em 2012, o curta-metragem Tuba Atlantic foi desqualificado por exibição prévia na televisão norueguesa. Contudo, o prêmio daquela cerimônia foi para The Shore, então presidente do Oscar não precisou pedir o troféu de volta. Ainda assim, o site da Academia agora lista apenas quatro indicados a Melhor Curta-Metragem em 2012: The ShorePentecostesRaju e Time Freak.

Outra polêmica aconteceu em 2014, quando o compositor Bruce Broughton foi desqualificado da corrida por usar sua influência na Academia para fazer campanha para a música Alone Yet Not Alone, do filme de mesmo nome.

O caso mais recente, que talvez nem se enquadre como desqualificação, mas sim como confusão, aconteceu em 2017 entre os filme Moonlight: Sob a Luz do Luar e La La Land: Cantando Estações.

Na ocasião, Warren Beatty e Faye Dunaway estavam prontos para divulgar o vencedor da categoria Melhor Filme, mas um cartão errado foi entregue para eles, e Beatty anuncia La La Land como vencedor.

Enquanto a equipe do filme musical agradece o prêmio, os produtores do Oscar surgem para corrigir o erro e anunciar que na realidade foi Moonlight quem ganhou o troféu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›