Nós de Novo: Curta de animação musical da Disney tem influência de La La Land

O recém-lançado curta de animação musical Nós de Novo, do Disney+, tem apenas 7 minutos, parece pouco, mas é o suficiente para levantar o animo de qualquer pessoa, que não consegue ficar triste ao ver um casal de idosos birracial, que voltam a ser jovens e aproveitam dançando uma noite toda na chuva.

Zach Parrish, o diretor de Nós de Novo falou sobre o curta em uma recente entrevista, contando que se inspirou muito em outros musicais, como o clássico Disney, Fantasia, mas sua maior referência foi La La Land, de Damien Chazelle, que serviu como uma fonte de referências musicais para seu estudo.

“Também adoro a coreografia da câmera naquele filme porque realmente parece uma terceira dança. Havia um desejo de ter um pouco desse sentimento em nosso trabalho de câmera também”, ele admitiu.

Ele também revelou que a animação musical nasceu de um anseio juvenil.

“Pensei nas dores do envelhecimento aos 30 anos e na saudade de meu corpo mais jovem. Falei com minha mãe e ela me disse que ainda está esperando para chegar na casa dos 60 anos”, ele contou.

Falando com sua mãe, o diretor disse que lembrou de seus avós e como era engraçada como os dois lidavam com a velhice de maneiras tão diferentes, seu avô preferindo o acolhimento de seu lar, e sua avó achando que o melhor era viajar e fazer boas caminhadas.

“Pareceu uma premissa muito boa, que a juventude é um estado de espírito e se você gastar todo o seu tempo no passado, vai perder o presente”, ele lembrou.

Essa junção de lembranças, pensamentos e ideias resultou no curta de animação musical que traz o mal-humorado Art e a jovem de espírito Dot, rejuvenescendo ao descobrir uma fonte da juventude na chuva da cidade de Nova York, que ao recuperarem a juventude só conseguem pensar em aproveitar dançando, até que a chuva vá embora e eles voltem a ser idosos.

“Um grande número de dança se transformou em um curta completamente dedicado à dança, com uma partitura funk e soul inspirada nos anos 60 (composta por Pinar Toprak). Se o mundo inteiro estivesse dançando, poderíamos isolar Art e sua sensação de não se encaixar mais neste mundo”, disse o diretor sobre a produção.

Nós de Novo (Reprodução)

Nós de Novo tem produção de Brad Simonsen e produção executiva da diretora de criação da Disney Animation, Jennifer Lee. A coreografia foi criada pelos premiados dançarinos-coreógrafos Keone e Mari Madrid, que também serviram como coreógrafos de referência.

A dupla de dançarinos foi filmada fazendo a coreografia, e depois o vídeo foi transformado em um animatic, que se tornou a base da animação.

“Zach e Brad estavam muito dispostos a dobrar o processo para acomodar nossas necessidades de obter a música muito mais cedo. Porque somos muito específicos com a música e o som e a emoção para as marcações de tempo. Uma vez que foi pregado, tínhamos nosso menu de movimentos de grande, atlético, dobra de gravidade a pequeno, comunicativo e gestual para casal romântico e para individual. Então, tudo foi jogado lá, e era apenas uma questão de quem conseguia quais movimentos e ter um coração para tudo isso”, explicou Keone.

A fotografia da animação focou nas grandes variações do apartamento sem graça, apático e até claustrofóbico de Art e Dot, para a colorida e vibrante cidade de Nova York.

“Quando escureceu e começou a chover, enfatizamos as luzes de néon com a sensação dos anos 60. E então ficamos realmente vibrantes com reflexos na água. E começamos a incorporar muito mais turquesa para torná-lo um pouco estranho. Em seguida, sugamos as cores enquanto íamos para o final do píer e nos afastamos do carnaval. Usamos a mudança de luz da roda-gigante para aquele momento no banco em que Art aprende sua lição e começamos a trazer mais saturação”, relembrou Parrish.

O cineasta finalizou a entrevista destacando que pensa que Nó de Novo chega em um momento bastante propicio.

“Acho que tivemos sorte com nosso timing. Depois de um ano e meio sentado em nossas casas, definitivamente ressoa essa ideia de sair e viver a vida e ser grato pela vida que você tem”, ele concluiu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›