O que há de tão especial em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça?

Tim Burton fez muitos filmes ao longo dos anos, mas todos eles podem ser considerados realmente únicos. O diretor consegue passar por gêneros como musicais, épicos de fantasia, aventuras de super-heróis e também comédias.

Uma coisa que o diretor tem como sua marca, porém, é que os filmes são todos em um tom mais dark, e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça não foge à regra. Existem algumas características no longa, entretanto, que dão a ele o título de melhor filme do diretor.

A Lenda do Cavaleiro sem cabeça (Reprodução)
A Lenda do Cavaleiro sem cabeça (Reprodução)

Por todos os elementos de terror utilizados lindamente

Do ponto de vista visual, o filme não apresenta muitas espirais ou listras pretas e brancas; nem todos no elenco usam maquiagem branca com olhos fundos, e o filme, no geral, segue um estilo de terror mais direto.

Claro, Tim Burton adiciona seu próprio talento característico, mas o filme nunca parece estar tentando ser como Alice no País das Maravilhas, por exemplo.

Tem uma trilha sonora de primeira qualidade

De misteriosa e distorcida a bombástica e épica, a trilha sonora sempre condiz com o tom da cena. Claro, não seria uma colaboração de Tim Burton se não tivesse seu estilo de música que mistura prazer caprichoso com vibrações sombrias e sinistras.

 

Tem uma quantidade saudável de humor

Felizmente, Burton foi sábio em trazer alguns momentos intencionalmente humorísticos, proporcionando assim uma pausa tão necessária nos momentos mais sombrios e perturbadores.

Isso não estraga o filme ou o transforma em uma comédia aberta, mas é apenas o suficiente para que o humor dê mais sabor à trama, destacando-se de suas outras histórias mais macabras.

Cena de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Reprodução)
Cena de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Reprodução)

Possui o melhor elenco

O elenco do filme sabe como contar a história surreal, que transita entre o reservado ao exagerado, e torná-la completamente crível.

Christopher Walken, Johnny Depp, Christina Ricci, Michael Gambon, Miranda Richardson, Casper Van Dien e Jeffrey Jones fazem com que os personagens ganhem vida muito bem.

O próprio Cavaleiro Sem Cabeça

Com esse personagem, Tim Burton chegou o mais perto de realmente criar um filme de terror, de seus métodos criativos de matar aos efeitos especiais simples, mas eficazes.

O Cavaleiro Sem Cabeça é em muitos aspectos semelhante a Jason Voorhees, mesmo sendo um zumbi imortal com uma sede insaciável de matar. Jason Voorhees empunha muitas armas, mas tende a confiar em sua espada e o Cavaleiro Sem Cabeça não é diferente. Sem mencionar que a performance de Christopher Walken é, em partes, exagerada e intimidante ao mesmo tempo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›