O que há de tão controverso em Euphoria?

Euphoria já exibiu duas temporadas e continua sendo acusada de ser uma série controversa. Entretanto, a série não se esquivou de retratar alguns tópicos polêmicos e mais densos como dependência química, abuso e suicídio.

Mas, para quem ainda não conhece, o que há de tão controverso na série?

Drogas em todos os lugares

Uma das primeiras coisas que o público vê é que a protagonista, Rue, interpretada por Zendaya, é dependente de drogas. Logo no início da história, ela está retornando de uma clínica de reabilitação após ter tido uma overdose.

O que complica as coisas é que ela não tem a intenção de ficar sóbria e uma de suas primeiras cenas após a reabilitação é se reabastecer de pílulas.

Todos são dependentes de alguma forma

Apesar de Rue ser a protagonista, a série tem um extenso número de personagens e a trama gira em torno de vários grupos diferentes.

Assim, seja álcool, sexo, status ou narcóticos, todos neste show parecem ter algum tipo de dependência.

Isso parece tanto ser a norma que existe um universo de vícios no qual tanto pais quanto filhos traçam padrões duplos diferentes.

Levinson está realmente criando um mundo de vícios aqui, no qual pais e filhos, amigos e parentes podem traçar muitos padrões duplos diferentes. O vício é tão completamente a norma aqui que quase questiona qualquer um que não seja viciado em alguma coisa.

Jules (Hunter Schafer) em Euphoria
Jules (Hunter Schafer) em Euphoria (Divulgação/ HBO)

O nascimento após um trauma

Rue descreve seu próprio nascimento, que ocorreu três dias após os ataques de 11 de setembro, e essa apresentação da personagem principal por meio de um ataque terrorista mundialmente famoso funciona para contextualizar o universo desses personagens.

As pessoas não costumam associar tal desastre com uma nova vida e é claro que os pais de Rue sofreram muito com isso também.

Embora ninguém seja diretamente culpado pelo envolvimento de uma outra pessoa com drogas, não se pode negar que a vida dela parecia condenada desde o início.

Rue (Zendaya) em Euphoria
Rue (Zendaya) em Euphoria (Reprodução)

Desejos não convencionais

A série traz um relacionamento que envolve BDSM. Obviamente, isso não seria um problema, caso as pessoas envolvidas fossem adultas, entretanto, a série choca os fãs quando mostra Jules indo ao encontro de um homem muito mais velho que é o dominante da relação.

As coisas ficam piores quando o público percebe que se trata de um ato ilegal entre um adulto e um menor e quando é Jules quem tem de carregar o peso dos problemas que decorrem daquela noite.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›