O que aconteceu com Tio Ben no MCU?

ATENÇÃO: ESTE TEXTO POSSUI SPOILERS DE SEM VOLTA PARA CASA!

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa confirmou que o Tio Ben nunca teria espaço no MCU e que o último filme desta trilogia realmente foi o culminar da história de origem de Peter.

Assim, o uso da tia May como sua figura mentora funcionou para, definitivamente, apagar o papel do tio Ben da continuidade, já que ela mesma serviu como uma bússola moral para Peter e lhe ensinou a famosa lição de que “com grande poder vem grande responsabilidade”.

Além disso, os filmes Longe de Casa e Sem Volta Para Casa também fizeram o trabalho de expandir o caráter de Tia May de uma forma tão consistente que ela mesma foi quem instigou Peter a fazer o bem e aproveitar o dom que ele tinha como super-herói – sendo um exemplo aquela cena em que ela coloca o uniforme dele na mala para o caso de uma necessidade.

Sendo assim, era evidente que ela tinha sido uma presença positiva em sua vida, não Tio Ben.

Outro motivo pelo qual a Tia May foi desenvolvida dessa forma no MCU era também para se afastar daquilo que já foi visto nos filmes de Sam Raimi e Marc Webb, evitando repetir o mesmo arco já conhecido da morte do tio.

Sendo assim, Sem Volta Para Casa deixou claro que Ben nunca foi mencionado no MCU porque ele, simplesmente, não precisava existir naquele contexto.

No fim das contas, a tia morreu a fim de ensinar a Peter o verdadeiro sentido do que é ser um herói.

Homem-Aranha (Tom Holland)
Homem-Aranha (Tom Holland) (Divulgação/ Marvel)

Peter teve outros mentores além da Tia May

Como uma forma de dar uma virada numa história já tão conhecida, o MCU também acrescentou outros mentores de grande importância para o adolescente Peter Parker, além da tia.

O primeiro deles foi Tony Stark, que, ao recrutá-lo, também o fez refletir sobre suas decisões.

Quando ele apareceu pela primeira vez em Guerra Civil, ele foi questionado por Stark sobre o motivo que o fazia querer ser um herói, e respondeu “quando você pode fazer as coisas que eu faço, mas você não faz, e então as coisas ruins acontecem – elas acontecem por sua causa”.

Embora isso já fosse de forma alguma uma repetição de “com grande poder, vem grande responsabilidade”, estava claro que Peter já havia sido ensinado sobre moralidade anteriormente.

Posteriormente à morte de Stark, ele ainda teve outras pessoas que o ajudaram em sua jornada, como Mysterio – ainda que de um jeito torto – e o próprio Doutor Strange em Sem Volta Para Casa, eliminando de vez qualquer necessidade do Tio Ben na trama.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›