O que acontecerá com o Superman e o Batman quando seus direitos autorais expirarem?

A expiração dos direitos autorais é um tema preocupante para os fãs de quadrinhos e super-heróis.

No caso da DC Comics, os personagens mais icônicos, como Superman e Batman, terão seus direitos autorais em domínio público em uma década.

Mas o que isso significa para o futuro desses heróis e suas franquias cinematográficas?

O enredo polêmico rejeitado

O renomado diretor Zack Snyder, conhecido por seu trabalho em filmes de super-heróis, desenvolveu um enredo que causou controvérsia no Universo Estendido da DC.

Sua ideia envolvia Bruce Wayne engravidando Lois Lane, como também uma versão mais brutal da Mulher-Maravilha.

No entanto, a Warner Bros. e a DC Studios decidiram descartar essa proposta por não ser condizente com a visão que possuem para os personagens (via Variety).

Direitos autorais em domínio público

Os direitos autorais dos personagens da DC, incluindo Superman, Lois Lane, Batman, Coringa e Mulher-Maravilha, estão programados para expirar em diferentes datas.

O Superman terá seus direitos em domínio público em 2034, Lois Lane em 2035, Batman em 2036 e Mulher-Maravilha em 2037.

Isso significa que artistas e estúdios poderão criar suas próprias versões dos personagens sem a necessidade de permissão da DC.

A preparação da DC

A DC vem se preparando para esse momento, incluindo outros personagens de quadrinhos em seus filmes do Superman.

Um exemplo disso é a introdução do grupo A Autoridade, que estará presente em futuros filmes do herói produzido por James Gunn.

Essa estratégia visa expandir e atualizar gradualmente o universo da DC, mantendo sua imagem atual como padrão na consciência do público.

Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução / Warner Bros.)
Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução /DC)

A limitação da marca registrada

A marca registrada da DC, contendo nomes como “Homem de Aço” e “Cruzado Encapuzado” para se referir ao Superman e ao Batman, respectivamente, ainda poderá ser utilizada para bloquear o uso do nome, imagem e slogan dos personagens mesmo após a expiração dos direitos autorais.

No entanto, essa proteção não garante imunidade e apenas evita a confusão do consumidor sobre a origem ou patrocínio.

Um futuro de excesso de conteúdo de super-heróis

Com a expiração dos direitos autorais de personagens tão populares como Superman e Batman, é esperado um aumento significativo no número de criações de quadrinhos e filmes de super-heróis fora da marca DC.

A década de 2030 pode ser marcada por um verdadeiro boom de produções nesse gênero. No entanto, a execução dessas criações será fundamental para o sucesso, e a DC possui experiência nesse aspecto.

Zack Snyder pode finalmente dar vida ao Snyderverse?

Embora não possa utilizar o mesmo nome para sua nova versão do filme da Liga da Justiça devido aos direitos autorais, Zack Snyder tem a possibilidade de criar uma nova visão para a equipe de super-heróis.

Sua versão original do filme foi bastante aguardada pelos fãs e, mesmo com as restrições, espera-se que sua visão autoral seja preservada e bem recebida pelo público.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›