Por que um dos melhores contos de Stephen King nunca foi adaptado?

Conto é um dos favoritos dos fãs do autor

Stephen King é um dos autores de terror mais celebrados da história, e seu conto O Homem de Terno Preto é um dos favoritos dos fãs. Por que ele nunca foi adaptado para o cinema ou TV?

A história faz parte de uma coletânea do autor junto com 13 outros contos, que incluem o famoso 1408, que ganhou seu próprio filme em 2007, estrelado por John Cusack.

Muitas outras obras como O Iluminado, IT: A Coisa e Cemitério Maldito receberam versões cinematográficas e se tornaram grandes clássicos do gênero.

Pennywise (Tim Curry) em It - Uma obra-prima do medo (Reprodução)
Pennywise (Tim Curry) em It – Uma obra-prima do medo (Reprodução)

Qual exatamente é a história do Homem de Terno Preto, e por que ninguém nunca tentou levá-lo à vida em um filme ou série?

A história do Homem de Terno Preto

A trama do conto é bem simples: um homem idoso está relembrando um incidente da sua juventude que o deixou perturbado para sempre. Quando menino, ele foi pescar sozinho e depois tirou um cochilo; ao acordar, estava acompanhado do personagem-título.

Capa de Tudo é Eventual (Divulgação)
Capa de Tudo é Eventual (Divulgação)

O homem esquelético começa a dizer para ele coisas horríveis sobre seu futuro, e termina ameaçando de devorá-lo. É então que ele mostra que ele não é apenas um ser humano, exibindo uma boca cheia de dentes afiados.

Convencido de que a criatura é o Diabo em pessoa, o menino foge e é perseguido por um longo percurso até que consegue escapar com vida. O velho, no entanto, ainda vive aterrorizado com a chance de ser encontrado pelo Homem de novo, e que ele cumpra o que prometeu.

Assim como a maior parte das criações de Stephen, a história é muito mais do que apenas a superfície: o Homem de Terno Preto é uma alegoria para o medo do protagonista de morrer e ir para o inferno.

Por que O Homem de Terno Preto nunca foi adaptado?

Arte de fã de O Homem de Terno Preto (Reprodução/Peter Dimitrov)
Arte de fã de O Homem de Terno Preto (Reprodução/Peter Dimitrov)

O Homem de Terno Preto não tem conteúdo o suficiente para se sustentar como um longa-metragem sozinho. Além disso, por ter poucos detalhes, cada leitor interpreta a história de uma maneira, de forma que torna satisfazer todos os que esperam pela adaptação quase impossível.

O filme 1408 já provou que, com a ideia certa, um conto pode funcionar como filme. Talvez no futuro algum cineasta aceite o desafio e consiga levar a memorável história para o cinema.

O Homem de Terno Preto está incluído no livro Tudo é Eventual, disponível nas principais livrarias do Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›