O Gambito da Rainha | Por que Beth não consegue estreitar laços com ninguém?

Ao longo dos sete episódios de O Gambito Da Rainha, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) faz amigos e os perde, mas todos eles voltam para ajudá-la a vencer sua última partida contra Bogov no final do duelo de xadrez.

No arco da série Beth é rápida em fazer amigos no mundo do xadrez, mas ela também rejeita, machuca e foge deles.

Beth conhece Harry Beltik no episódio 2 quando ela vence seu primeiro torneio profissional. Ele imediatamente fica impressionado com ela e como ela é mais velha. No episódio 5, ele volta para sua vida com intenções românticas. Beltik vive na casa de Beth por um tempo como seu treinador de xadrez, mas eles se separam quando ele percebe que ela nunca vai ama-lo como ama xadrez.

Uma dinâmica semelhante acontece com Benny Watts. Eles se encontram no episódio 3 quando ela perde para ele no US Open. Os dois se tornam amigos e desenvolvem uma relação romântica no qual ela vai morar e treinar com ele em Nova York, porém depois de uma derrota devastadora em Paris, ela o deixa de repente e retorna ao Kentucky.

A última conversa deles é uma briga pelo telefone. Até mesmo o arco de amizade de Beth com sua primeira amiga, Jolene, é uma jornada semelhante de proximidade, distância e reconexão entre eles.

Beth (Isla Johnston) em O Gambito da Rainha (Reprodução)
Beth (Isla Johnston) em O Gambito da Rainha (Reprodução)

Diante de tudo isso, Beth está em uma jornada para vencer contra o jogador número 1 do mundo, Borgov, e esse é seu principal conflito externo, mas também há uma jornada emocional interna igualmente importante.

Beth sempre esteve sozinha no mundo – desde a morte de seus pais – e ela luta para deixar as pessoas entrarem e construir conexões emocionais duradouras.

Isso é mais óbvio em seus comportamentos auto-destrutivos, alcoolismo e uso de drogas, e em sua rejeição de relações próximas com Beltik e Benny. Parece que ela está sempre fugindo quando as coisas ficam emocionalmente complicadas.

Por esta razão, quando Beth está enfrentando sua maior partida de xadrez até agora, ela percebe que a coisa mais importante em sua vida não é seu incrível talento e sim as amizades profundas e mutuamente solidárias que ela fez ao longo do caminho

Para Benny e Beltik, juntamente com seus amigos Matt e Mike, Wexler, Levertov e Townes, ajudar Beth a vencer é uma vitória para eles também, porque é isso que o amor em todas as suas formas é.

Considerando que os relacionamentos de Benny e Beltik com Beth eram românticos e competitivos e que ela os deixou em maus termos antes de ir para a Rússia para seu grande jogo, é especialmente surpreendente e significativo que eles e os outros se reúnem para ajudá-la a vencer contra Borgov.

Beth (Anya Taylor-Joy) em O Gambito da Rainha (Reprodução)
Beth (Anya Taylor-Joy) em O Gambito da Rainha (Reprodução)

É claro que os amigos de Beth a conhecem bem o suficiente para perdoar suas pensamentos autodestrutivos e ajudá-la quando ela mais precisa delas. Vê-la ganhar os deixa alegres, mesmo quando podem não estar falando, porque eles realmente só querem o melhor para ela.

Sem o apoio de seus amigos, Beth não teria sido capaz de vencer a partida contra Borgov , mesmo que no momento final da partida, quando tudo fosse diferente do planejado, ela teria que confiar apenas em sua própria habilidade. Esta é a lição que ela teve que aprender: equilibrar a independência e a confiança nas pessoas que ama.

O Gambito Da Rainha é, em última análise, sobre xadrez e sobre amizade e tem uma mensagem forte que transforma a história de herói americano em sua cabeça. Em vez do triunfo do individualismo, esta é uma história sobre como ninguém consegue sem uma família – biológica, encontrada, criada, até acidental – atrás deles.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›