Netflix quer acabar com o empréstimo de senhas entre assinantes

Mais da metade dos assinantes da Netflix no país, conta com o compartilhamento de senha no acesso da plataforma. Alguns com o intuito de dividir as despesas entre si, outros simplesmente como cortesia. O fato é que o recurso tem sido bastante utilizado.

A empresa, no entanto, já tem feito testes desde 2017 para dificultar o esquema de quem passa o login para outras pessoas. Ela já oferecem um plano que disponibiliza até quatro telas para serem compartilhadas no mesmo perfil de assinante, porém, muitos usuários repassam a informação para amigos e familiares, fazendo com que esse número seja muito maior do que o limite estipulado pelo streaming.

De acordo com uma pesquisa interna feita pela Netflix Brasil, o número de acessos a uma mesma assinatura já chegou a dezenas de pessoas assistindo a conteúdos diferentes, o que fez com que a empresa começasse a se preocupar com a prática.

Netflix-compartilhamento-de-contas-(Reproducao/ Netflix)

A intenção é usar um dispositivo que seja capaz de bloquear a ação, já que com a distribuição de senhas, fica muito difícil ocorrer um crescimento real de assinantes.

Plataforma vai impedir quem tenta burlar o sistema

O bloqueador de IPs, já iniciou seu teste em alguns países como a França, a Itália, e até mesmo o Brasil. Com o recurso ativado, o usuário oficial recebe um alerta, pedindo que seja verificada a autorização para acesso à conta.

“Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo.’’, publicou a plataforma em nota oficial.

Segundo a empresa, os termos de uso de serviço não permitem que as senhas sejam usadas por outras pessoas fora da residência.

Sempre que acontecer um login considerado suspeito, a seguinte mensagem será exibida: “Você não está autorizado a acessar essa conta, para acompanhar a Netflix, faça uma assinatura”.

A mensagem não restringe o uso, já que o proprietário consegue comprovar que é mesmo o assinante, através de um código que é enviado para o seu celular ou e-mail.

Dessa forma, se a pessoa insere os dados corretos no sistema, ela volta a ter automaticamente o direito de escolher um título. Apesar da empresa já estar trabalhando em um projeto com esse objetivo, a nova ferramenta por enquanto é apenas um teste, e não tem nenhuma orientação oficial sobre isso.

Um bloqueio mundial, poderia acarretar em grande prejuízo, e por essa razão, a plataforma ainda está estudando uma forma viável para essa possibilidade.

Catálogo Netflix (Divulgação/Netflix)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›