Netflix: originais compõem 40% do catálogo do serviço de streaming

Já faz algum tempo que a Netflix vem trabalhando para se estabelecer no mercado com o maior símbolo dos serviços de streaming. Agora a gigante do setor alcançou uma nova marca, possui 40% da biblioteca do sistema lotada dos seus títulos originais.

Hoje em sua biblioteca, a Netflix possui mais de 2.400 títulos originais. Isso quer dizer que que dois em cada cinco títulos que um assinante vê ao rolar a tela da plataforma foram produzidos pelos estúdios da marca.

O número de títulos originais da plataforma dobrou desde fevereiro do ano passando, quando compunham apenas 25% do catálogo. Este crescimento na produção de novas produções que levam o selo dos seus estúdios, não é algo aleatório.

A Netflix consegue fazer um enorme sucesso com séries como Stranger Things e The Crown. Isso faz com que a plataforma não necessite da aquisição de conteúdo por parte da televisão tradicional ou de outros serviços para “manter a máquina girando”.

Considerando o seu investimento em diferentes lugares do mundo, em breve os assinantes do serviço poderão ver a Netflix ter 50% de produtos licenciados disponíveis na sua plataforma. Porém, isso não significa que a marca irá abandonar o processo de aquisição de conteúdo externo.

Além disso, versões internacionais do streamer ainda têm bastante conteúdo licenciado exclusivo para determinados países, e nem todos os originais da Netflix são produzidos internamente pelo serviço. Em muitos casos, certos produtos são licenciados exclusivamente para o serviço, como produções internacionais ou de baixo orçamento disponibilizadas nos Estados Unidos apenas por meio da gigante do streaming.

The Great British Baking Show (Reprodução)

Um bom exemplo disso é a nova temporada de  The Great British Baking Show, que  leva o título de Netflix Original porque o serviço detém os direitos de distribuição de novos episódios semanalmente. No entanto, a realidade é que séria foi originalmente produzida para o Canal 4 do Reino Unido.

A Netflix começou sua produção de conteúdo original em 2013. Daquela época um dos seus produtos de mais sucesso era  Orange is the New Black. No momento não se sabe até onde a empresa irá investir pesado em aumentar a quantidade de produções próprias no seu catálogo.

Porém, uma movimentação é fácil de prever, com  o passar do tempo estúdios e emissoras podem passar a revogar os direitos de licenciamento da Netflix para levar suas produções para seus serviços de streaming exclusivos.  Um grande exemplo isso foi o fato do Peacock levar o  The Office  para seu próprio catálogo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›