Netflix faz acordo bilionário para ter série no católogo

Depois de perder os direitos de exibição de séries lendárias e ainda campeãs de audiência como Friends e The Office para plataformas de streaming adversárias, a Netflix finalmente liberou todos os 180 episódios de Seinfeld globalmente nesta sexta-feira, 1º de outubro.

A plataforma anunciou a compra em 2019, mas ainda teria de esperar o fim do contrato de exibição da série de suas adversárias. Antes da Netflix, a Hulu detinha os direitos no território americano e a Amazon Prime Video ficava com a exibição em uma série de outros países.

Seinfeld, descrita pela plataforma como a “série sobre nada”, conta a história de um grupo de amigos e parentes de Jerry Seinfeld, versão fictícia do comediante e criador da série de mesmo nome.

A série conta em seu elenco, além de Jerry, com célebres nomes da comédia como Julia Louis-Dreyfus (As Novas Aventuras de Christine) no papel de Elaine, Jason Alexander (Jovem Sheldon) como George e Michael Richards (Bee Movie: A História de Uma Abelha) como Cosmo.

A compra da clássica série de comédia foi uma reação da plataforma à perda de duas das maiores audiências entre as séries finalizadas. Friends foi comprada pela HBO Max e The Office foi abocanhada pela nova plataforma da Comcast (dona da rede NBC).

Netflix precisava de uma nova gigante de audiência

Seinfeld
Seinfeld (Reprodução)

Quando a aquisição da série foi anunciada, os executivos da plataforma ressaltavam o legado e fama do programa.

O Chefe de Conteúdo, Ted Sarandos diz que o show é “tão novo e engraçado como sempre foi“; o representante da Sony Pictures Television adiciona a isso, definindo Seinfeld como “único de seu gênero, icônico, definidor de cultura“.

Séries como Seinfeld ou Friends são tão importantes para a longevidade da audiência de plataformas quanto são as novidades e lançamentos. Apesar de já terem sido encerradas há um bom tempo (Friends teve seu ultimo episódio exibido em 2004 e Seinfeld finalizou em 1998), elas pertencem àquela categoria de séries que não perdem nunca o público cativo.

São programas que as pessoas retornam e retornam sempre para rever, garantindo um fluxo constante de streamings para as plataformas.

A plataforma do N vermelhinho desembolsou 500 milhões de dólares (2.7 bilhões de reais) no acordo, que garante direitos de exibição da série na íntegra em todos os países do globo pelos próximos cinco anos, a contar do dia de hoje.

Segundo dados da Nielsen, empresa responsável pela medição de dados de audiência nos Estados Unidos, os usuários americanos da Netflix consumiram cerca de 85 bilhões de minutos entre The Office e Friends. Agora, a empresa precisa aguardar e ver se a nova aquisição supera as expectativas de horas assistidas do programa.

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