Netflix faz 25 anos! Como multa de videolocadora mudou para sempre a forma de assistir filmes

Conheça a história de origem da Netflix

Neste ano, a Netflix comemora 25 anos de sua existência. Para marcar a data, a empresa compartilhou um vídeo comemorativo, como também fez um publicação em seu blog. Nas rede sociais, a empresa está compartilhando diversas publicações nostálgicas.

Houve um tempo em que a Netflix reinava soberana com pouca concorrência entre serviços de streaming. Agora, o mercado tem muitos competidores, e também a empresa viu um queda de assinantes devido ao seu preço.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Mas é inegável dizer que a Netflix continua ainda um dos serviços de streamings mais populares no mundo. E todo sucesso tem sua história de origem, que você pode conferir a seguir:

De acordo com o Deadline, a história da Netflix começou quando um de seus fundadores, Reed Hastings, pagou uma multa por atrasar a devolução de um DVD de Apollo 13 na Blockbuster, e se perguntou: “E se não houvesse taxas de atraso?”.

Ele e Marc Randolph começaram a pensar em um forma de montar um negócio  em que o público pudesse alugar filmes sem precisar se preocupar com a data de devolução.

Em 1997, Hastings e Randolph começaram a comercializar DVDs, numa época em que as fitas de vídeo eram bem mais comuns. Até então, a Netflix não tinha uma sede própria e tudo funcionava em um banco. Inclusive, os DVDs que a empresa vendia e alugava eram guardados no cofre desse banco.

A Netflix abriu formalmente suas portas em 14 de abril de 1998, e seus criadores não estavam preocupados com a competição com a famosa videolocadora Blockbuster, mas sim como seria o futuro do serviço de streaming.

A empresa não tinha lucros, pois era muito caro comprar DVDs e então pagar para enviá-los pelo correio. Havia outro problema surgindo também, a Amazon, que já era grande, estava entrando no ramo de venda de DVDs.

A dupla insistiu em seu negócio e um ano depois começou a se destacar. Pagando uma taxa de assinatura mensal fixa os clientes poderiam alugar até três filmes por vez.  Os discos chegavam por correio em envelopes vermelhos, que se transformaram em clássico da companhia. O modelo oferecia aos consumidores maior comodidade.

Foi então que surgiu a ideia de deixar os DVDs alugados por tempo indeterminado com os clientes, e quando os clientes fossem alugar mais DVDs, a substituição era feita.

Netflix (Reprodução)
Netflix (Reprodução)

Foi em 1999 que o serviço de streaming surgiu, e atraiu 200.000 assinantes, entre eles os que gostavam da forma de trabalhar da Netflix. Antes das redes sociais, salas de bate-papo e quadros de mensagens eram a principal forma de saber o que os clientes queriam assistir.

Isso chamou a atenção dos investidores do Vale do Silício que injetaram US$ 100 milhões na startup, permitindo que ela crescesse para mais de 350 funcionários.

Contudo, o sucesso não durou muito e a empresa ficou perto de fechar. Hastings e Randolph tentaram até uma negociação com os executivos da Blockbuster, mas não deu certo.

Porém, a venda de leitores de DVD começou a ficar cada vez mais popular, o que aumentou o aluguel dessa mídia por e-mail. Isso estabeleceu o cenário para a empresa se tornar pública em 2002, levantando US$ 82,5 milhões e alcançar cerca de 600.000 assinantes.

Isso possibilitou a Hastings contratar alguns executivos importantes para a empresa, como Ted Sarandos. A partir daí, diversos contatos com grandes nomes de Hollywood e outros empresários começaram a ser feitos, o que ajudou a Netflix a aumentar seu catálogo.

Daí para se transformar num serviço que levava o filme via conexão de internet para a casa do cliente foi um pulo. Hoje a empresa conta com milhões de assinantes no mundo todo, sendo aproximadamente 22 milhões apenas no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›