Natalie Portman comenta Método de Atuação: “luxo que as mulheres não podem pagar”

A premiada atriz Natalie Portman revelou que nunca utilizou a técnica conhecida como Método de Atuação em sua carreira.

Em uma entrevista exclusiva para a revista The Wall Street Journal Magazine, ela explicou que muitas mulheres não têm a mesma liberdade de experimentar esse método, principalmente em um contexto de maternidade.

Gostei muito de vários papéis, mas acho que, honestamente, é um luxo que as mulheres não podem pagar. Não acho que filhos ou parceiros seriam muito compreensivos, você sabe, fazendo com que todos me chamassem de ‘Jackie Kennedy’ o tempo todo

Apesar de não utilizar o Método de Atuação, Natalie Portman não mede esforços para se preparar para seus papéis de forma séria. Um exemplo disso foi sua performance no filme “Cisne Negro”, em que ela treinou dança ballet por meses.

O Método de Atuação no universo feminino

Bradley Cooper e Carey Mulligan em Maestro (Reprodução)
Bradley Cooper e Carey Mulligan em Maestro (Reprodução)

A declaração de Natalie Portman vem em resposta a uma recente afirmação da atriz Carey Mulligan, que também revelou nunca ter experimentado o Método até seu papel em Maestro.

Havia uma parte de mim como atriz que sempre pensava: ‘Bem, eu nunca serei um daqueles atores que mantém o dialeto entre as tomadas‘”, disse ela à Variety.

“Havia uma parte de mim que estava um pouco contida, ou talvez nervosa por me comprometer completamente com alguma coisa. Mas foi isso que Bradley perguntou, basicamente, no início do processo”.

Vou fazer todas as pesquisas. Vou fazer todas as coisas do dialeto. Vou fazer tudo para que, quando chegar ao set, eu seja 100% capaz de sentir que estou no palco e ter aquela sensação de ‘não me lembro do que aconteceu’”, finalizou a atriz.

Método divisivo

Andrew Garfield como Padre Sebastião Rodrigues em Silêncio (Reprodução)
Andrew Garfield como Padre Sebastião Rodrigues em Silêncio (Reprodução)

O Método de Atuação é uma técnica que gera opiniões divididas entre os artistas. Alguns questionam sua validade como uma forma autêntica de atuação, enquanto outros a defendem como uma maneira de imergir totalmente nos personagens.

Atores como Andrew Garfield, Jared Leto, Bradley Cooper e Jeremy Strong são conhecidos por usarem o método.

Garfield afirmou que a técnica não implica em ser rude com a equipe de produção, mas sim em viver verdadeiramente sob circunstâncias imaginárias, enquanto ainda se mantém como um ser humano comum e capaz de deixar o personagem quando necessário

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›