Após toda a espera dos fãs pela mais nova versão cinematográfica inspirada na franquia de jogos Mortal Kombat, uma grande parcela deste público ficou bastante frustrada, diante a classificação +18 do filme nos cinemas.
O filme procurou ser o mais fiel dentre todas as adaptações já feitas, por isso levou as cenas a um alto nível de violência, bastante semelhante com os jogos da franquia, mas isso acarretou a classificação que excluiu menores de idade.
Sabendo que milhares de fãs do mundo todo ficaram bem decepcionados, em não poderem apreciar o longa nas telas de um cinema, principalmente após boatos de que o filme poderia ter uma classificação mais baixa, o diretor de Mortal Kombat, Simon McQuoid, resolveu esclarecer o assunto.
“Quero dizer, para ser claro, nunca disse que quase conseguimos um NC-17. O que eu estava dizendo é que não seria difícil para nós saltarmos para aquele espaço, dado o material. Portanto, duas coisas ligeiramente diferentes. E é algo que tomamos muito cuidado porque não queríamos chegar lá”, ele afirmou.
Ele prosseguiu contando como a produção do filme tentou calibrar o nível de violência para conseguir uma classificação mais baixa.
“Era apenas uma avaliação, calibração e construção constantes – e sempre olhávamos e nos certificávamos de que não estávamos errando totalmente na forma como os tiros eram bloqueados. Eles passam muito rápido, e isso é intencional”, ele revelou.
McQuoid finalizou sua declaração explicando que no jogo é fácil passar ileso pela classificação, mas no cinema não.
“Sentimos que se você os envolvesse, os desacelerasse e os tornasse muito gratuitos nesse sentido, o que é na verdade um elemento do jogo – e eu acho que em um jogo você pode se safar com isso – enquanto na realidade, você não pode faça isso. Torna-se uma coisa totalmente diferente. E então, sim, era só estudar e avaliar o tempo todo e tentar não tirar os olhos da bola com aquelas coisas. Então, apenas análise constante, na verdade”, ele concluiu.
A fala do diretor, divulgada pelo site Uproxx, mostra que houve uma dificuldade na tentativa de ser fiel aos games e ao mesmo tempo não ir longe demais para manter uma classificação mais baixa, para conseguir oportunizar a experiência cinematográfica a um número maior de pessoas.
Mais do que explicar a classificação do filme, a declaração de Simon McQuoid da uma melhor visão da pressão sofrida pela produção, em fazer uma boa adaptação de uma franquia de games tão icônica para o cinema, principalmente após tantas versões fracas.
O sucesso do Mortal Kombat dirigido por McQuoid é ele ter sido produzido por fãs dos games, que mais que ninguém tinham uma noção realista do que um fã gostaria de ver.
O filme Mortal Kombat está atualmente nos cinemas de todo Brasil.
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Gaúcha, formada em Jornalismo e Pedagogia, crocheteira,”mãe” da dog Katy, apaixonada por filmes e séries de gêneros variados e por escrever. Sou redatora do site E-Pipoca especialista em cultura pop, cinema, streaming e TV.