MonstroVerso: Crítica Sincera dos Filmes

O clássico primeiro filme do King Kong foi lançado em 1933, e Godzilla veio mais de duas décadas mais tarde e hoje eles dão início ao chamado MonstroVerso.

Desde então, vimos estes personagens em centenas de filmes, quadrinhos, livros e até mesmo outras mídias. A Legendary Entertainment ofereceu algo novo ao criar o MonsterVerse (MonstroVerso), um universo fictício compartilhado por estes personagens. 

[Foto de Myke Simon disponível no Unsplash]
Godzilla e Kong são seus principais protagonistas, mas podemos ver outras criaturas conhecidas nesse universo. Se você gosta de filmes de monstros e de alguma forma sente falta do MonstroVerso, é hora de por o papo em dia.

Mas antes de fazer isso, confira nossa crítica honesta de todos os filmes lançados até agora!

A Linha do Tempo dos Filmes do MonstroVerso

Antes de prosseguirmos com uma crítica de cada título, trazemos uma rápida visão geral dos filmes lançados até agora.

Ano Filme
2014 Godzilla
2017 Kong: Ilha da Caveira
2019 Godzilla II: Rei dos Monstros
2021 Godzilla vs. Kong

Vale lembrar que os criadores estão trabalhando numa seqüência de Godzilla vs. Kong. Sabemos que ela será filmada na Austrália e que será lançado em março de 2024.

Eric McLeod, que trabalhou no filme inicial, será o produtor, mas não há informações sobre o título. Enquanto esperamos o lançamento, confira nossa crítica detalhada dos filmes já disponíveis!

Godzilla (2014)

O filme original do Godzilla criado pelo estúdio Toho chegou às salas de cinema em 1954. A versão hollywoodiana levou mais de quatro décadas para sair em 1998.

E então tivemos que esperar mais 16 anos pelo MonstroVerso e um reinício do Godzilla. Gareth Edwards assumiu o papel de diretor, enquanto Dave Callaham e Max Borenstein escreveram o roteiro.

Godzilla (Reprodução)
Godzilla (Reprodução)

Temos duas impressões principais de Godzilla. A primeira é que o filme parece visualmente deslumbrante.

É bom ver que os criadores usaram tecnologia moderna e um orçamento decente para criar um espetáculo. Os efeitos sonoros também são admiráveis, portanto vale a pena assistir a este filme em uma tela grande com um bom sistema de áudio.

A segunda impressão é que o Godzilla oferece uma atmosfera mais escura do que os filmes anteriores.

Se você é fã da franquia, deve saber que o original é um filme antiarmas nucleares que faz referência à destruição de Nagasaki e Hiroshima. Infelizmente, apesar da atmosfera geral mais escura, essa versão não consegue passar uma mensagem convincente.

Embora reconheça que Godzilla é a forma de a natureza “reiniciar” o planeta, o filme não aponta para um único fator. Pelo contrário, ele combina a violência da humanidade, a poluição e outras questões.

E embora isso possa ser verdade no ambiente atual, o filme não deixa claro de quem é a responsabilidade.

Mas com suas referências à Jurassic Park e outras franquias clássicas, é inegável que Godzilla é um filme de monstro divertido. Os fãs do gênero vão se deleitar com as sequências de ação.

Kong: Ilha da Caveira (2017)

King Kong serviu de inspiração para muitos filmes, videogames, quadrinhos e até mesmo caça-níqueis de cassino online.

Depois de várias tentativas de fazer filmes sobre ele desde 1933, o MonstroVerso trouxe uma nova visão sobre as origens de Kong.

A história inicial é um pouco clichê – soldados, cientistas e aventureiros americanos partem para uma expedição a uma ilha do Pacífico. Eles não conhecem o lugar, que é lar do território do poderoso Kong.

Kong em Godzilla vs. Kong (Divulgação)
Kong em Godzilla vs. Kong (Divulgação)

O diretor Jordan Vogt-Roberts decidiu introduzir Kong na primeira parte do filme. O original de 1933 não revelou a criatura até quase seu final, o que é compreensível já que não era fácil ter recursos para retratar um monstro na tela naquela época.

Hoje, com efeitos de CGI e espetaculares designers visuais e sonoros, Kong tem mais tempo na tela. E ele é impressionante, assim como os outros monstros que a equipe encontra na ilha.

O filme é ambientado em 1973 e traz muitas referências à guerra do Vietnã. Você pode ver muita ação de monstros, mesmo em cenas de flashbacks.

É uma proposta totalmente diferente do Godzilla do MonstroVerso. Kong: Ilha da Caveira é engraçado e tenta passar mensagens importantes. Pode não ser espetacular, mas os diálogos são bem decentes para um filme sobre monstros. 

Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)

O principal problema dos fãs do Godzilla com o primeiro reboot foi o tempo de tela da criatura: apenas sete minutos.

Para a sequência de 2019, os criadores levaram isso em consideração. Visualmente, o filme é impressionante: é um filme de monstro de respeito, especialmente se você adora ver criaturas gigantes brigando. 

Esse filme mergulha de cabeça no MonstroVerso. Sabemos bem que a Warner adora reinventar universos já existentes (exemplo bem-sucedido é o Coringa lançado em 2021). A ideia é que a humanidade cometeu erros demais que conduziram à própria extinção.

Para alguns, esses monstros são a maneira encontrada pela Terra de curar o planeta e reencontrar o equilíbrio ecológico. 

A história é envolvente, principalmente o papel dos monstros nela: há teorias de que eles representam traumas psicológicos dos personagens.

No fim, Godzilla II é ótimo dentro do que se propõe, ser um filme de monstro com uma história decente. Embora o filme se leve um pouco a sério demais em alguns momentos, ele torna a história de todo o MonstroVerso mais profunda e impressionante.

Godzilla vs. Kong (2021)

Os três filmes anteriores apresentaram o MonstroVerso, e foi uma introdução bem feita. Godzilla vs. Kong é o primeiro filme espetacular neste universo ficcional.

Se olharmos a classificação no IMDB, veremos que embora não seja o filme com maior nota do MonstroVerso, ele parece ser o mais satisfatório.

Cena de Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)
Cena de Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)

Nesta altura, o público já estava à vontade com o funcionamento deste mundo fictício. Os monstros que os humanos libertaram da Terra Oca estão apenas lutando por seu território, e talvez seja possível as duas espécies coexistirem. Entretanto, nem todos pensam assim, e todos se ocupam de seus próprios interesses.

Mesmo com a humanidade enfrentando a ameaça da extinção, as pessoas seguem pensando no lucro pessoal.

É difícil não dar spoilers, mas o filme apresenta ação e reviravoltas impressionantes. O visual é admirável, e este poderia ser o melhor filme de estúdio lançado em 2021.

Palavras finais

Embora o Godzilla original seja um projeto do estúdio japonês Toho, o MonsterVerse é uma franquia dos EUA.

O universo da Warner é uma internacionalização óbvia do Godzilla unida por Kong e outros monstros. Ele oferece uma nova abordagem sobre todas essas criaturas e algo que ainda não vimos até agora. 

Além disso, o MonstroVerso é uma tentativa clara da Warner Bros de criar um multiverso que se assemelha aos personagens da Marvel. A boa notícia é que isso não decepciona os fãs do Godzilla ou dos outros monstros.

Os estúdios fazem um ótimo trabalho e aprendem durante o processo. Isso significa que a franquia fica melhor a cada filme, e estamos entusiasmados com os próximos!

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›