A primeira dica do visual futurístico retrô de Loki veio do criador da série Michael Waldron, que o descreveu como “Mad Men encontra Blade Runner”.
Isso liga diretamente a Kasra Farahani que ajudou a dar vida no visual da sede da Agência de Variância Temporal (AVT), que tem a tarefa de manter a ordem temporal no MCU.
No entanto, Kasra Farahani teve sua própria influência pessoal, e entre elas está o Brasil, que proporcionou uma atmosfera distinta de opressão. Ele explicou ao IndieWire:
“Para mim, o Brasil foi a referência perfeita por causa do anacronismo, que foi uma parte importante do nosso show, onde você está combinando [elementos] de diferentes linhas do tempo, mas também o sentimento de burocracia: esta entidade monolítica gigante esmagando o indivíduo”.
Ao projetar os sets da AVT, Farahani combinou o modernismo americano limpo e angular de Blade Runner e Mad Men com a arquitetura fria e brutalista encontrada na Europa e na União Soviética durante o mesmo período. Esses espaços ajudaram a transmitir a atmosfera institucional opressiva.
“Mas a dissonância cognitiva evocada nos funcionários da AVT veio da paleta de cores quentes [de marrom, vermelho e dourado] e dos padrões extravagantes do tapete”.
Os conjuntos de 360 graus também continham tetos altos e luminárias. Essas foram uma parte essencial desse visual monolítico, principalmente no teatro AVT, onde o agente Mobius (Owen Wilson) interroga Loki (Tom Hiddleston).
“Há uma grade de quadrados que criaria esses feixes de luz e um oval gigante de luz que iluminaria a área. E combinou perfeitamente com o estilo de filmagem do [diretor de fotografia] Autumn [Durald Arkapaw], que é super baixo e muito bonito”.
Além disso, o TVA é visto em segundo plano como uma série de ambientes de trabalho flutuantes. Isso foi chamado de “The Expanse”, e é onde uma influência brasileira real pode ser identificada. Farahani eplicou:
“As maiores influências foram os esboços de Frank Lloyd Wright da cidade planejados para o centro de LA. E também Oscar Niemeyer, o designer de [prédios civis] para Brasília [que se tornou a capital do Brasil]. Então, se você olhar com cuidado, eles não são exteriores ou interiores, mas estranhos, entre os espaços de trabalho que se expandem até o horizonte”.
Kasra Farahani também ajudou a construir a cidade e o planeta que foi mostrado no Episódio 3, Lamentis.
A cidade foi erguida de verdade com construções de até 5 metros de altura e o restante foi preenchido por efeitos especiais.
A construção psicodélica do mundo chamou a atenção do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, que saiu para observar as filmagens da sequência por quase sua totalidade. Farhani admitiu:
“Ele elogiou muito esse set. Ele disse que era algo distinto em sua mente para o MCU”.
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Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.