Juliana Caldas chora e critica filme da Netflix por piada com deficientes: “Preconceituoso”

A atriz Juliana Caldas fez uma postagem em seu Instagram criticando o filme brasileiro Amor sem Medida, da Netflix, estrelado por Leandro Hassum e Juliana Paes.

O vídeo publicado pela artista lamentava a maneira como o personagem Ricardo Leão, interpretado por Hassum, representava pessoas com deficiência, e como não houve uma atuação que representasse assertivamente, mas sim de forma preconceituosa.

“Estou aqui gravando esse vídeo para falar sobre um filme. Na verdade, para dar minha opinião sobre um filme que está na Netflix, um filme brasileiro que aborda o tema nanismo. Nossa, bacana! Só que não… Bom, enfim, o filme é do Leandro Hassum, chama Amor sem Medida e…Bom, vamos lá..”, começa a atriz.

“Se a gente parar para pensar… A gente fala tanto hoje em dia da representatividade, da importância da representatividade no mundo, na diversidade, etc. Só que vou dar a minha opinião, estou aqui dando minha opinião tanto como pessoa Juliana e como artista Juliana. Eu não me senti em momento nenhum do filme representada. Primeiro, porque a pessoa que faz o personagem que tem nanismo… O ator não tem nanismo, que é o próprio Leandro Hassum. Eles fizeram computação gráfica, diminuíram ele em computação gráfica, essas coisas, para mostrar que ele tem baixa estatura. E, depois disso, a maior parte do filme tem piadas totalmente capacitistas, totalmente preconceituosas e que, cara… Não dá para aceitar hoje em dia!”, desabafa.

Amor Sem Medidas
Amor Sem Medidas (Divulgação / Netflix)

Atriz lamenta a forma como o filme retratou o nanismo

Segundo Juliana, se o filme mostrasse piadas homofóbicas, racistas e gordofóbicas, o assunto seria levado mais a sério. O momento que mais a incomodou no longa foram as piadas sobre o tamanho o órgão sexual do protagonista, que é um médico cardiologista renomado.

“Uma das abordagens do filme é comparar o órgão sexual masculino do cara com o tamanho dele. É um absurdo, a gente tenta lutar por respeito, pelo nosso espaço…Por exemplo, um espaço que poderia ter tido um ator realmente com nanismo no filme e não teve. A gente tendo respeito…Agora, dia 3 é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e aí você tem que se deparar com um filme em que a maior parte é de piadas  ridículas. Até quando”, relata.

“Eu acho que, enfim, você pode realmente achar que é mimimi, que é essas coisas… Enfim, você pode achar o que quiser. Mas não dá para passar batido a falta de respeito com o próximo. Ainda mais no momento no mundo de hoje, sabe? E todas as outras pautas a gente vê que são levadas a sério. E aí quando você põe a pauta de nanismo, a maioria das vezes não é levada a sério”, continua a atriz no vídeo.

A atriz, que que ficou conhecida pelo papel de Estela Montserrat em O Outro Lado do Paraíso, em 2017, finaliza o vídeo lembrando da sua atuação na novela, que retratou o tema nanismo de uma forma completamente diferente

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›