Jon Stewart esclarece: “não acho que J. K. Rowling seja antissemita”

Jon Stewart voltou a se manifestar sobre seus comentários a respeito das imagens antissemitas usadas por J. K. Rowling em Harry Potter.

O comediante judeu detonou a autora em seu podcast The Problem with Jon Stewart. Segundo ele, a maneira como J. K. retratou duendes em suas criações se assemelham muito a imagens publicadas em materiais antissemitas.

Durante o podcast, Jon tirou sarro da falta de noção da autora, e foi alvo de muitos comentários pelo que disse. Muitas pessoas comentaram que chamar uma pessoa de antissemita assim era uma acusação muito grave.

Stewart publicou um vídeo endereçando o assunto em sua conta oficial do Twitter com a legenda “Newsweek e outros, podem todos lamber o meu c*”.

Segundo ele, o veículo foi quem começou a noticiar que ele havia acusado Rowling.

Jon disse que achou tudo mal-intencionado e que ele não havia acusado ninguém de nada. Ele ressalta que o assunto foi trazido à tona em uma conversa leve entre amigos, e que a autora não precisava responder à “acusação”:

“Deixe-me dizer isso super claro, da maneira mais clara que eu posso: […] eu não acho que J. K. Rowling é antissemita. Eu não a acusei de ser antissemita. Eu não acho que os filmes de Harry Potter sejam antissemitas. Eu realmente amo os filmes de Harry Potter, talvez um pouco demais para um cara da minha idade. Então, eu só gostaria de dizer que nada daquilo é verdade. […] Então, de novo. Eu não posso salientar isso o suficiente: eu não estou acusando J. K. Rowling de antissemitismo, ela não precisa responder nada disso. Eu não quero que os filmes do Harry Potter sejam censurados de maneira nenhuma. Foi uma conversa despretenciosa, tomem a p*rra de um tento.

Comediante só queria comentar seu ponto de vista dos filmes

Duende de Harry Potter/Ilustração antissemita (Montagem/Reprodução)
Duende de Harry Potter/Ilustração antissemita (Montagem/Reprodução)

Jon contou durante o bate-papo que o assunto no podcast não tinha intenção de polemizar com as declarações.

O ator disse que apenas estava oferecendo seu ponto de vista como homem judeu sendo confrontado com um estereótipo sobre sua cultura, uma inverdade que não é nem reconhecida pelas outras pessoas:

“Não há uma pessoa razoável que tenha assistido aquilo e visto aquilo como uma conversa leve entre colegas e amigos. Aproveitando o tempo sobre Harry Potter e minha experiência assistindo no cinema pela primeira vez como um cara judeu e como estes estereótipos estão tão enraizados na sociedade que eles são basicamente invisíveis, mesmo em um processo em que se pensa, como fazer um filme.”

Confira o vídeo completo aqui:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›