Johnny Depp é envolvido em mais uma polêmica nos cinemas

Johnny Depp teve seu nome envolvido em mais uma polêmica, mas dessa vez não se refere à sua vida pessoal.

O diretor de Minamata, Andrew Levitas, teria enviado uma carta à MGM condenando o estúdio por colocar “na geladeira” o drama histórico por ser estrelado por Depp.

O filme produzido pela MGM – agora American International Pictures – não teria sido engavetado de acordo com o estúdio.

Em uma resposta ao portal Deadline, a empresa informou que o longa aguarda uma data de lançamento após sua estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

No entanto, de acordo com o Deadline,  o filme inicialmente teria sido programado para ser lançado em fevereiro de 2021, mas isso não aconteceu.

Parte da carta de Levitas publicada pelo veículo dizia o seguinte.

“Há cerca de um ano, a MGM comprou os direitos norte-americanos do filme Minamata depois de assisti-lo no Berlinale. A MGM estava empenhada em trazer à luz o sofrimento de milhares de vítimas de um dos mais hediondos incidentes de poluição industrial que o mundo já viu. Ao reexpor sua dor ao compartilhar sua história, esta comunidade há muito marginalizada esperava apenas uma coisa – tirar a história das sombras para que outros inocentes nunca fossem afligidos como eles… e parecia naquele momento, com parceria da MGM, que um desejo de décadas estava finalmente se tornando realidade. ”

Em outro trecho é possível ainda ler que a preocupação do estúdio é estritamente a reputação da companhia ao se associar a Depp.

“Agora, imagine a devastação quando eles souberam na semana passada, que apesar de um lançamento global já bem-sucedido, a MGM decidiu ‘enterrar o filme’ (palavras do chefe de aquisições, Sam Wollman) porque a MGM estava preocupada com a possibilidade que as questões pessoais de um ator no filme podem refletir negativamente sobre eles e que, da perspectiva da MGM, as vítimas e suas famílias eram secundárias em relação a isso. ”

Johnny Depp em Minamata (Divulgação)

O cineasta encerra a carta dizendo que as vítimas retratadas no longa pedem à MGM para mudar de postura e reconsiderar “sua decisão de impedir ativamente a distribuição e promoção de Minamata“.

Em um comunicado a empresa respondeu:

“O filme foi adquirido para lançamento pela American International Pictures (AIP), uma divisão da MGM que lida com lançamentos diários. Minamata continua entre os futuros lançamentos da AIP e, neste momento, a data de lançamento do filme nos EUA será anunciada. ”

Johnny Depp estrela o filme no papel do jornalista fotográfico, Eugene Smith, que aceita uma missão da revista Life para expor “décadas de negligência óbvia da Chisso Corporation”.

O longa conta a história do acidente ambiental causado à cidade de Minamata no Japão nos anos 50.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›