Joanne Linville, estrela de Jornada nas Estrelas e Twilight Zone, morre aos 93

A atriz Joanne Linville,  mais conhecida por interpretar uma comandante em Jornada nas Estrelas, faleceu neste domingo (20). A estrela que teve uma carreira longeva tinha 93 anos, de acordo com a revista Variety.

Linville, nasceu na Califórnia (EUA) e apareceu em dezenas de programas de televisão populares em sua carreira de décadas, incluindo o sucesso cult, The Twilight Zone. Mas além disso, ela trabalhou em séries como: Columbo, Kojak, Dynasty As Panteras, L.A. Law, Gunsmoke, San Francisco UrgenteAlfred Hitchcock Apresenta, entre outros.

A estrela também trabalhou no cinema, atuando em filmes como a versão de 1976 de Nasce Uma Estrela, protagonizada por Barbra Streisand e Kris Kristofferson, e o filme de espionagem  Scorpio (1973) com Burt Lancaster.

No entanto, Linville é frequentemente lembrada por interpretar uma poderosa comandante romulana em um episódio de Jornada nas Estrelas, exibido em 27 de setembro de 1968, The Enterprise Incident. Na ocasião sua personagem enfrenta o Capitão James T. Kirk (William Shatner) e se envolve numa relação amorosa com  o insensível oficial vulcano Spock (Leonard Nimoy).

O produtor de televisão e cinema Mark A. Altman, que trabalhou no documentário de 2016, 50 Years of  Star Trek, mencionou o falecimento da atriz e seu trabalho  nas redes sociais, chamando-a de “talvez a melhor coisa sobre a terceira temporada de Jornada nas Estrelas”.

“Triste ao saber do falecimento da grande #JoanneLinville. Talvez a melhor coisa sobre a terceira temporada de # StarTrek. Comandante não de uma, mas de três navios capitães romulanos e guardiã do dispositivo de camuflagem e, por um tempo, do coração do Sr. Spock”, declarou Altman.

Em Twilight Zone, Linville interpretou uma viúva da Guerra Civil do Sul em um episódio de 1961 da clássica série de ficção científica dirigida por Rod Serling.

Outros Trabalhos

Joanne Linville em Twilight Zone (Divulgação)

Mais recentemente, Linville retratou a  lendária colunista de fofocas Hedda Hopper no filme televisivo de 2001, James Dean. Na produção ela atuou ao lado de  James Franco no papel principal e foi dirigida por seu ex-marido, Mark Rydell.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, ela e a aclamada professora Stella Adler abriram uma escola de atuação na década de 1980.

Linville deixa seu ex-marido, o diretor indicado ao Oscar, Mark Rydell , e seus filhos, Christopher e Amy, assim como vários netos e um bisneto.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›