James McAvoy interpretou a versão jovem de Charles Xavier em quatros filmes. Mas foi em Dias de um Futuro Esquecido que decidiu mostra um Xavier diferente de qualquer outro já visto. O objetivo era se diferenciar da versão de Patrick Stewart.
Enquanto a versão do Professor X de Stewart era responsável e sério, a versão de McAvoy era despreocupada e audaz. Para isso, McAvoy quis interpretar um “Xavier maconheiro”, para mostrar o quanto o mutante mudou ao longo dos anos até se tornar a figura que todos conhecem como líder dos X-Men.
Em uma entrevista para a GQ Magazine, James McAvoy relatou como foi personalizar seu Charles Xavier. O primeiro passo foi ter cabelos compridos no estilo dos anos de 1970.
Mas como estava com os cabelos curtos, precisou passar 18 horas na maquiagem para fazer o corte desgrenhado.
“Eu queria parecer que o personagem fumava muita maconha e talvez algo um pouco mais forte nos anos 1970 e ficava em sua névoa. Apenas para mostrar o quão longe essa jornada terá que ser para transformá-lo em Patrick Stewart. Eu apenas sentei lá fora da minha mente. Mas, no final, eu parecia o Professor X”.
Mas além do visual, McAvoy foi mais longe para destacar a diferença entre o jovem Professor X do mais velho. Ele também trabalhou para seu personagem ter um ego enorme para mostrar esse crescimento pessoal.
“Acho que um dos aspectos que definem o que Patrick fez e quem Charles finalmente se torna é seu altruísmo. Mas vimos isso em quatro filmes – e agora mais com Logan também – nos que Patrick fez. Então eu pensei, ‘O que queremos fazer? Queremos fazer isso de novo?’ Nós tivemos a oportunidade de voltar no tempo e mostrar que ele tinha que se tornar aquela pessoa, então o ego era uma coisa enorme”.
James McAvoy tem apenas uma arrependimentos sobre X-Men
Ainda na entrevista para GQ, James McAvoy desabafou sobre o que mais se arrepende da franquia X-Men. Ele apontou o fato de que a relação entre Professor e Magneto foi deixado de lado.
“[Fazer X-Men] foi uma das experiências mais positivas que tive com um estúdio. Eu realmente não [os vejo apenas como] algo para fazer dinheiro. Dias de um Futuro Esquecido eu acho que é um dos melhores filmes que eu estive envolvido”.
“Minha maior crítica ao que fizemos ao longo dos quatro filmes foi que, após o primeiro filme, não aproveitamos a relação entre [Xavier e o Magneto de Michael Fassbender], que realmente formou a espinha dorsal do primeiro filme. Então foi tipo, por que ejetaram aquela arma enorme?”.
Os filmes dos X-Men estão disponíveis no Disney+.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.