Instituição americana acusa Euphoria de glamourizar drogas e Zendaya rebate

Zendaya veio em defesa de Euphoria depois que a D.A.R.E., versão estadunidense do P.R.O.E.R.D. (Programa Educacional de Resistência às Drogas) fez uma declaração detonando a série.

A programa antidrogas do governo dos Estados Unidos alegou em declaração pública que a série da HBO estaria “glamourizando” o uso de drogas e outros “comportamentos destrutivos”.

Zendaya interpreta Rue na atração, que no intenso quinto episódio da segunda temporada, passou por maus momentos em uma crise de abstinência que durou o capítulo inteiro.

Em entrevista para a Entertainment Weekly, a atriz abriu o jogo sobre as reais intenções da série e disse que os espectadores não deveriam mesmo seguir o exemplo da personagem, que demonstra um comportamento errático enquanto batalha contra o vício.

Zendaya também falou que acredita que, ao contrário do que a D.A.R.E. insinua, a série serve para mostrar para os jovens como eles não devem agir e que ela irá ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema a lidar com eles:

“O nosso programa não é de forma alguma uma fábula moral para ensinar as pessoas como elas devem viver a vida delas ou o que elas deveriam estar fazendo. Se qualquer coisa, o sentimento por trás de Euphoria, ou qualquer coisa que nós sempre estamos tentando fazer com ela, é que com sorte isso ajude as pessoas a se sentirem um pouco menos sozinhas na experiência delas e a dor delas. E talvez elas sintam que elas não são as únicas que estão passando por aquilo ou lidando com aquilo com que elas estão lidando.”

Série atrapalha “desejo dos pais de manter filhos seguros” das drogas, diz D.A.R.E.

Daren o Leão, mascote do D.A.R.E. (Reprodução)
Daren o Leão, mascote do D.A.R.E. (Reprodução)

A D.A.R.E. tem como objetivo educar estudantes sobre o abuso de drogas e o programa criticou o programa para o TMZ, afirmando que eles glorificavam “sexo entre desconhecidos, violência e outros comportamentos destrutivos”.

Confira a declaração completa do representante do programa abaixo:

“Em vez de ajudar no desejo de cada pai de manter seus filhos seguros de consequências potencialmente horríveis de abuso de drogas e outros comportamentos de alto risco, o drama televisivo da HBO, Euphoria, escolhe glorificar de forma mal guiada e erroneamente retratar o uso de drogas por estudantes de ensino médio, vício, sexo entre desconhecidos, violência e outros comportamentos destrutivos que são comuns e espalhados pelo mundo de hoje.”

Euphoria é exibida no canal por assinatura HBO, todos os domingos e disponibilizada em seguida no serviço de streaming HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›