Embaladas por Mark Ruffalo, celebridades protestam contra gasoduto que pode destruir ecossistema

Um gasoduto canadense vem chamando a atenção de muitas celebridades de Hollywood, inclusive os  atores Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio, que assinaram uma carta protestando contra o projeto.

Na noite da última quarta-feira (16), uma longa lista de celebridades protestaram contra um gasoduto que vem sendo construído na província de Colúmbia Britânica, no Canadá.

Assim, assinando uma carta, as personalidades chamam atenção para o trajeto do gasoduto, que irá cortar um delicado ecossistema local. Ainda em seu apelo, os artistas afirmam que a passagem do empreendimento não tem consentimento dos lideres locais.

Leonardo DiCaprio em Não Olhe para Cima (Reprodução / Netflix)
Leonardo DiCaprio em Não Olhe para Cima (Reprodução / Netflix)

Assim, com 65 importantes nomes assinando a carta, o apelo conta com o apoio de várias estrelas de Hollywood. Dentre elas estão os atores Mark Ruffalo, Leonardo DiCaprio, Taika Waititi, Scarlett Johansson, Jane Fonda, Susan Sarandon e Robert Downey Jr.

No entanto, além das estrelas do cinema, o pedido também é assinado por artistas da televisão, cantores e importantes nomes do esporte americanos.

Assim, saindo “em solidariedade aos defensores da terra de Wet’suwet’en”, os artistas pedem que o Royal Bank of Canada pare de financiar a construção do gasoduto. Eles pedem ainda que a controladora do banco retire o apoio financeiro ao projeto.

Chamado de Coastal GasLink, o gasoduto terá cerca de de quase 700km de extensão, dos quais uma parcela considerável atravessa o que foi classificado como “ecossistemas sagrados e sensíveis”.

Embora afirmem que o gasoduto não tem o consentimento dos moradores locais, os artistas também chamam a atenção para o problema ambiental. Segundo seu apelo, o gasoduto irá interferir na fauna e flora locais, prejudicando todo o ecossistema da área.

Mark Ruffalo engaja a causa

Hulk (Mark Ruffalo) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)
Hulk (Mark Ruffalo) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

Dentre os artistas mais ativos na causa está o astro da Marvel, Mark Ruffalo. Num evento online, na última quarta-feira (16), o ator comentou sobre a influência da classe artística no apelo, ao dizer:

“Temos uma voz, e nossa voz chega às pessoas. E, por algum motivo, somos confiáveis”

Mas, ainda durante o evento, Ruffalo ainda afirmou que, na sua visão, é preciso proteger o meio-ambiente para as gerações futuras e criticou a falta de ações do governo.

“Temos esse privilégio e temos que usá-lo para a coisa certa. Nada disso importa se nossos filhos não podem beber a água, não podem respirar o ar, não podem sair, o mundo queima ao seu redor.”

“Nada disso significa mais e todos estamos ficando insensíveis a essa insanidade em que vivemos. Os governos precisam agir, mas vemos que eles pararam, não estão agindo. Nossos políticos não estão fazendo o que precisa ser feito”, disse Ruffalo.

Por fim, em nota, a Coastal GasLink, responsável pelo polêmico projeto, afirmou que que está ciente da situação e disse estar aberta a um debate sobre os impactos do seu gasoduto.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›