“Inaceitável”, admite Academia sobre tapa de Will Smith no Oscar

Organização prometeu nunca mais ficar paralisada em momentos semelhantes de crise

Antes da cerimônia do Oscar 2023, a Academia se pronunciou sobre o infame momento entre Will Smith e Chris Rock na premiação do ano passado.

A presidente atual da AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences abriu a cerimônia de jantar dos indicados ao Oscar 2023 com uma mensagem sobre o ocorrido (via Variety).

De acordo com Janet Yang, a Academia lamenta o ocorrido, que foi inaceitável, e promete que eles irão agir mais eficientemente em um caso futuro semelhante:

“Eu tenho certeza de que todos vocês se lembram que passamos por um evento sem precedentes na cerimônia do Oscar. O que aconteceu naquele palco foi completamente inaceitável. Nós aprendemos com aquilo que a Academia precisa ser completamente transparente e responsável por nossas ações, e particularmente em tempos de crise você tem que agir rapidamente, com compaixão e de maneira decisiva para nós mesmos e para nossa indústria. Você deveria e pode esperar não menos do que isso de nossa parte daqui para frente.”

Will Smith aparece chorando para receber o Oscar 2022
Will Smith aparece chorando para receber o Oscar 2022 (Reprodução/ Youtube)

Relembre o caso de Will Smith no Oscar 2022

Depois de ter sido honrado com a estatueta dourada como Melhor Ator por seu filme King Richard: Criando Campeãs, Will subiu ao palco e deu um tapa na cara de Chris enquanto ele anunciava a categoria de Melhor Documentário.

Depois de uma piada sobre a falta de cabelo de Jada Pinkett-Smith, esposa do ator, Will agrediu o comediante, voltou para seu assento e gritou repetidas vezes: ‘Tire o nome da minha esposa da p*rra da sua boca!’. Embora a situação tenha sido tensa no momento, nada aconteceu e Will continuou no evento até o final.

Will Smith no Oscar 2022
Will Smith no Oscar 2022 (Reprodução / ABC)

O assunto tomou conta das notícias e acabou sendo mais falado do que qualquer vitória do evento. No dia 1º de abril, Will comunicou que estava se desligando voluntariamente da Academia: 

“Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e receber os louros por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me renunciando da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”.

Pouco tempo depois, a Academia comunicou ao público que o ator estava banido de comparecer ao evento pelos próximos dez anos. De acordo com o novo pronunciamento, eles prometeram nunca mais demorar tanto para tomar uma atitude.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›