Hunters | O que é verdade e o que ficção na série do Prime Video

Atração conta a história de caçadores de nazistas nos Estados Unidos

A série Hunters conta uma história baseada em grupo de caçadores de nazistas que vivem em Nova York no ano de 1977 e descobrem que existem altos funcionários da cúpula nazista infiltrada no governo dos Estados Unidos com a intenção de fundar um Quarto Reich no país.

A partir daí, eles começam uma caçada sangrenta a fim de detê-los por completo.

Na trama, ficção e realidade se misturam, mas agora você fica sabendo o que aconteceu de verdade.

A fuga dos nazistas para as Américas

Ao final da Segunda Guerra Mundial, vários nazistas realmente tiveram que fugir da Europa para evitarem prisão ou fuzilamento.

Muitos conseguiram se instalar na América do Sul usando rotas de fuga que passavam pela Espanha ou pela Itália e se instalaram em países como Argentina, Chile e até mesmo no Brasil.

Outros, porém, escolheram os Estados Unidos como seu destino. Muitos passaram despercebidos e outros aceitaram trabalhar para o governo estadunidense como espiões da União Soviética.

A troco dos seus serviços, a CIA supostamente teria feito vista grossa ao seu passado criminoso.

Logan Lerman como Jonah em Hunters (Reprodução)
Logan Lerman como Jonah em Hunters (Reprodução)

Os caçadores de nazistas de Hunters existiram de verdade

A série tomou a liberdade de adaptar a história dos caçadores da forma como ficou melhor na tela, porém, muitos dos elementos utilizados foram adaptados da vida real.

A existência desses grupos foi comprovada na década de 1970 e muitos deles se tornaram famosos. Alguns dos participantes eram sobreviventes do Holocausto nazista. A diferença é que eles operavam dentro da lei e não de maneira furtiva, como na série.

Al Pacino como Meyer Offerman em Hunters (Reprodução)
Al Pacino como Meyer Offerman em Hunters (Reprodução)

O escritor Simon Wiesenthal foi o caçador mais famoso

Nascido na região que hoje é a Ucrânia, Wiesenthal trabalhava para um escritório de arquitetura quando foi forçado a ir para um campo de trabalhos forçados junto com a sua esposa.

Embora os dois tenham sobrevivido ao Holocausto, quase 90 pessoas de suas famílias morreram. Quando seu campo de concentração foi libertado, Weisenthal já estava quase morrendo, pesando menos de 45.

Ele chegou a tentar suicídio três vezes para escapar dos pesadelos do acampamento.

Depois que ficou livre, ele passou a vida reunindo provas contra os criminosos. Graças a ele, muitos dos oficiais mais famosos e mais temidos foram responsabilizados pelos seus crimes.

Até hoje o Simon Wiesenthal Center se dedica à caça de nazistas.

Saul Rubinek e Carol Kane como Murray Markowitz e Mindy Markowitz em Hunters (Reprodução)
Saul Rubinek e Carol Kane como Murray Markowitz e Mindy Markowitz em Hunters (Reprodução)

Quem inspirou o casal Murray?

Um casal da vida real, formado por Beate e Serge Klarsfeld foi preso várias vezes por agressão e ajudou na apreensão e incriminação de vários nazistas. Acredita-se que eles foram a inspiração para a criação do casal da série do Prime Video.

O Apagão em Nova York realmente aconteceu, mas não foi como na série

No sétimo episódio, a cidade de Nova York sofre um atentado nazista e os inimigos o utilizam como um plano maior para infectar toda a água e comida da cidade.

Isso não passa de ficção, porém, é verdade que o dia 13 de julho de 1977 foi um verdadeiro caos em Nova York.

Depois que a estação elétrica foi atingida por raios, o fornecimento de energia na cidade ficou comprometido, e ela ficou no escuro.

O resultado foi trágico, pois aconteceram massivos saques a comércios, assaltos a mão armada e vários incêndios criminosos em pontos diferentes da cidade.

A Operação Paperclip também aconteceu na vida real

Na série, o conflito gira em torno do fato de que os nazistas não invadiram os Estados Unidos, mas foram levados pelo próprio governo.

Isso aconteceu de verdade entre os anos de 1945 e 1959 e recebeu o nome de Operação Paperclip.

Como o governo estadunidense tinha medo de que a União Soviética crescesse mais, eles decidiram recrutar pelo menos 1600 cientistas e engenheiros nazistas para trabalharem em projetos nos Estados Unidos.

Um deles é Wernher von Braun, responsável pelo foguete V-2, cuja tecnologia utilizou trabalho escravo judeu para ser testado na Alemanha. O trabalho conduziu ao sucesso da Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez.

Udo Kier como Hitler em Hunters (Reprodução)
Udo Kier como Hitler em Hunters (Reprodução)

Hitler fugiu para a Argentina?

Adolf Hitler faleceu em 30 de abril de 1945, em Berlim. Entretanto, existe uma teoria conspiratória que diz que ele forjou a própria morte e fugiu para a Argentina em um submarino junto com 50 pessoas.

Existem até mesmo alguns documentos investigados pelo FBI e por jornalistas renomados que tentam provar essa teoria, mas nada se concretizou.

Sendo assim, a série se baseia em uma ‘lenda’ para contar a história fictícia de que Hitler estava aqui na América do Sul e tentaria instaurar um quarto Reich.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›