Oscar esnoba Greta Gerwig por Barbie e reascende discussão sobre mulheres no cinema

Greta Gerwig, aclamada diretora de filmes como Lady Bird e Adoráveis Mulheres, foi surpreendentemente deixada de fora da indicação ao Oscar de Melhor Diretora por seu último trabalho, Barbie.

O fato mais uma vez gerou discussões sobre a falta de reconhecimento às contribuições artísticas das mulheres em Hollywood.

O filme, que foi um grande sucesso de bilheteria e ajudou a trazer o público de volta aos cinemas, conquistou uma indicação para Melhor Filme, mas a ausência de Gerwig na categoria de direção foi considerada injusta por muitos.

Margot Robbie, protagonista de Barbie, também foi ignorada na categoria de Melhor Atriz, apesar de sua atuação elogiada pela crítica e pelo público.

Enquanto isso, atores como Ryan Gosling e America Ferrera foram indicados como Melhores Coadjuvantes, o que gerou questionamentos sobre se Gerwig e Robbie receberam o devido reconhecimento por seus respectivos trabalhos.

Falta de reconhecimento às mulheres em Hollywood

De acordo como The Hollywood Reporter, a ausência de Greta Gerwig na lista de indicados ao Oscar de Melhor Diretora reacendeu o debate sobre a falta de reconhecimento às contribuições artísticas das mulheres em Hollywood.

Nos últimos anos, diversas cineastas talentosas têm sido excluídas da disputa pelo prêmio, o que levou a uma maior conscientização sobre a desigualdade de gênero na indústria cinematográfica.

Embora este ano tenha sido histórico, com três filmes dirigidos por mulheres indicados na categoria de Melhor Filme, a esnobada em Gerwig e Robbie coloca em evidência o longo caminho que Hollywood ainda tem a percorrer para alcançar uma verdadeira representatividade e igualdade de oportunidades para todos os profissionais do cinema.

A piada que fiz para minha esposa saindo da BARBIE: ‘Veja Gosling ser indicado e Greta Gerwig e Margot Robbie serem excluídas’… simplesmente aconteceu. A Academia precisa de um homem REAL no momento do espelho porque toda a ideia e premissa da Barbie passou completamente por cima de suas cabeças“, escreveu o apresentador de esportes Joey Wright.

Ken (Ryan Gosling) em Barbie (Reprodução / Warner Bros.)
Ken (Ryan Gosling) em Barbie (Reprodução / Warner Bros.)

Depois que Greta Gerwig e Margot Robbie fizeram um filme sobre o patriarcado que gerou um bilhão de dólares para Hollywood, o homem do filme foi indicado para um grande prêmio e honestamente não tenho certeza do que esperava”, escreveu o colunista Brandon Friedman.

Greta Gerwig desprezada como Melhor Diretora? Como isso é possível? Margot Robbie não foi indicada, mas Ryan Gosling foi? Alguém entendeu o enredo do filme de maior bilheteria de todos os tempos?“, questionou a apresentadora de TV Julie Stewart-Binks.

Alguns acharam que Barbie era um filme sobre o Ken

Alguns comentaristas conservadores celebraram as indicações de Ryan Gosling e criticaram Greta Gerwig, argumentando que o filme é sobre Ken e não sobre Barbie – o que pode indicar um mal entendido sobre a proposta artística da obra de Gerwig.

No entanto, se Barbie vencer na categoria de Melhor Filme, tanto Gerwig quanto Margot Robbie, que atuou como produtora do filme, receberão o tão almejado reconhecimento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›