Godzilla vs. Kong: Saiba mais sobre a Terra Oca

ATENÇÃO! A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS!

O grandioso embate entre os dois maiores monstros do cinema estão preste a acontecer.

Godzilla vs. Kong estreia no dia 31 de março na HBO Max e no cinemas.

Além de mostra mais da mitologia do Titãs, o filme também apresentará mais explicações sobre a Terra Oca.

O que é a Terra Oca?

Bem, a resposta está no nome. A teoria da Terra Oca postula exatamente isso: A Terra é inteiramente oca e na maioria das versões da lenda existem pessoas ou criaturas vivendo nela.

Isso pode variar dependendo da teoria ou história, mas os contos da Terra Oca geralmente apresentam uma cultura inteiramente subterrânea e uma comunidade a quilômetros  abaixo da superfície de nosso planeta natal. Não é apenas fictício, no entanto.

Há pessoas que afirmam que nossa verdadeira Terra também é oca. Alguns desses proponentes até afirmam que existe um sol secundário em nosso planeta, alimentando aqueles que vivem na Terra Oca.

Onde você já viu isso antes?

A Terra Oca apareceu em tudo, de Shakespeare a romances clássicos de aventura. Um dos primeiros e mais famosos exemplos é a Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne, publicada pela primeira vez em 1864.

Além das muitas adaptações de Viagem ao Centro da Terra, filmes como The Mole People (1956), At the Earth’s Core (1976), Alien From LA (1988) e até filmes infantis como Cidades da Sombras (2008) e A Era do Gelo 3 (2009) recontam o mito da Terra Oca em seu próprio estilo.

Dentro de nossa Terra existe um mundo inteiramente novo, cheio de criaturas pré-históricas, oceanos e estranhos poços antigravitacionais que podem ajudá-lo a viajar pelo mundo em poucas horas.

Isso nos leva ao Monsterverse, que usa uma releitura muito semelhante da tradição em sua narrativa.

Como a Terra Oca atua no Monsterverse?

A teoria foi introduzida pela primeira vez no Monsterverse em Kong: Ilha da Caveira.

O cientista Houston Brooks acredita na teoria e escreve um artigo afirmando que ela é cientificamente precisa, em vez de uma crença marginal que há muito foi refutada.

É através disso que ele é recrutado pela Monarca. Seu artigo é verdadeiro e a Ilha da Caveira é revelada como quase totalmente vazia.

Isso o torna um link direto para a Terra Oca, já que é para onde os túneis subterrâneos conduzem.

E não surpreendendo ninguém, as criaturas que vivem lá (os SkullCrawlers) são totalmente aterrorizantes.

Contudo, muitas mais dessas entradas da Terra Oca em todo o mundo ainda não haviam sido descobertas.

Isso foi provado ser verdade durante Godzilla II: Rei dos Monstros. Embora grande parte da história se concentre nos muitos Titãs em batalha, foi ensinado um pouco mais sobre a Terra Oca e como ela funciona no Monsterverse.

Não apenas foi confirmado que Godzilla estava usando túneis subterrâneos para nadar ao redor do globo, mas também tivemos um vislumbre do que parecia ser uma comunidade da Terra Oca agora dizimada.

Enquanto Godzilla está se curando, vemos uma paisagem inspirada em Atlântida que sugere que uma vez criaturas humanóides viveram na Terra Oca ao lado de Titãs enormes que nasceram potencialmente e definitivamente foram adorados pela cultura extinta.

O que isso significa para Godzilla vs. Kong?

Pelos trailers e entrevistas com os cineastas, parece que Godzilla vs. Kong irá expandir essa tradição.

Há vários momentos que vimos até agora que sugerem uma história de origem para Kong que está centrada em torno da Terra Oca.

Como se sabe disso? Algumas cenas dos materiais de divulgação mostraram Kong em um lugar bem diferente da selva da Ilha da Caveira. Um local cheio de montanhas e sem um céu como vemos.

Responder à pergunta de onde os Titãs vêm há muito tempo está no centro do Monsterverse e da Terra Oca.

Se as criaturas se originaram de lá, então podemos perguntar por que elas foram embora.

Será que existe uma ameaça maior vivendo sob a crosta da nossa Terra? Um mega-titã que expulsou até Kong e Godzilla de suas casas?

Os fãs terão que esperar a resposta até a estreia de Godzilla vs. Kong.

Fonte: IGN

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›