Globo confunde público com série ‘antiga’ mencionando coronavírus

Uma chamada para o próximo episódio da série  Ilha de Ferro confundiu os telespectadores da Globo.

A produção do Globoplay foi disponibilizada na plataforma de streaming em 2018 (gravada em 2017), antes da pandemia da Sars-Cov-2 (popularmente conhecida como COVID-19) se espalhar pelo mundo, porém durante o anúncio do seu novo episódio que vai ao ar na TV aberta nesta quarta (18), o narrador menciona o coronavírus.

Sabendo que a série havia sido produzida antes da pandemia, o público questionou como seria possível que mencionasse o coronavírus na produção. O comercial mostrava uma prévia do oitavo episódio da primeira temporada da série.

Porém, a explicação para a menção do coronavírus antes da pandemia é muito simples.

O nome citado na série não faz referência apenas à COVID-19, que foi descoberta no fim de 2019, mas a todo um grupo de vírus (CoV) que tem aparência de coroa quando visto através de um microscópio.

A história do episódio

O episódio em questão, se inicia com a plataforma de petróleo sendo tomada pelo caos, com o vírus se espalhando entre os tripulantes. Quando a série retrocede um pouco no tempo, é mostrado que algumas plataformas de petróleo brasileiras estavam sendo compradas por estrangeiros.

A chegada dos compradores noruegueses, no entanto, irá mudar a situação na plataforma para sempre. Mas antes que o caos se instale, os funcionários já ficam ressabiados achando que quando a compra acontecer todos serão mandados embora.

Em algum momento um dos estrangeiros começa a tossir no refeitório onde os funcionários se reúnem. O homem chega a ter uma convulsão e é isolado dos demais.

Clarke (Cadu Fávero) e Dante (Cauã Reymond) em Ilha de Ferro (
Clarke (Cadu Fávero) e Dante (Cauã Reymond) em Ilha de Ferro (Reprodução)

Porém, outra norueguesa que estava com ele começa a apresentar os mesmos sintomas, como febre alta, tosse e taquicardia. Clarke (Cadu Fávero), o médico da plataforma, entra em contato com outros médicos no continente para saber o que está acontecendo e descobre que os estrangeiros estiveram em viagem para a Arábia Saudita.

Cadu Favero em Ilha de Ferro (Reprodução)

Nisso, o vírus continua se espalhando. Logo uma das trabalhadoras brasileiras, Rocha (Tóia Ferraz) também começa a passar mal por ter entrado em contato com a estrangeira.

Além disso, o primeiro infectado morre e os trabalhadores entram em completo pânico sem saber o que fazer. Já Clarke tenta entrar em contato com outros médicos do continente. Júlia (Maria Casadevall), numa conversa com Clarke e Dante (Cauã Reymond) mata a charada e dispara:

“Quer dizer que está rolando um surto de coronavírus por lá” [na Arábia Saudita].

Clarke então explica para Dante, o que o vírus é capaz de fazer: “Tosse, falta de ar, pneumonia, algumas pessoas melhoram, outras não”, diz o personagem.

Júlia, que é chefe da plataforma, decide interromper a produção e acionar um protocolo especial para epidemias.

Dante (Cauã Reymond), Julia (Maria Casadeval) e Clarke (Cadu Fávero) em Ilha de Ferro
Dante (Cauã Reymond), Julia (Maria Casadeval) e Clarke (Cadu Fávero) em Ilha de Ferro (Reprodução)

Os coronavírus são a segunda causa mais prevalente do resfriado comum. O que hoje conhecemos como COVID-19 é uma variação deste grupo viral, ou seja, a Globo não enganou o telespectador com a chamada, e nem sequer deu uma de Os Simpsons, adivinhando a doença antes que ela acontecesse.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›