Gavião Arqueiro: Marvel corrige erro sobre deficiência auditiva

A perda auditiva do Gavião Arqueiro é abordada no segundo capítulo da série homônima em um diálogo de Clint Barton com Kate Bishop. Neste momento da produção do Disney+, a Marvel pôde corrigir um erro histórico de séries de ação ao colocar um aparelho auditivo no personagem.

Este é um detalhe importante da vida do Gavião Arqueiro que frequentemente séries de ação deixam passar despercebidos. Os personagens nunca têm traumas em consequência das batalhas em que estão inseridos, mas com Clint agora é diferente.

Em um passeio em Nova York, Clint se posiciona de modo a conseguir ouvir o que Kate diz por meio de seu aparelho auditivo. A pupila do Gavião Arqueiro pergunta o que aconteceu com sua audição. Então, a série mostra uma montagem rápida de cenas de ação do Universo Cinematográfico da Marvel com Barton.

Os problemas auditivos de Gavião Arqueiro são fruto de uma série de traumas repetidos ao longo dos anos. O personagem passou por situações desde quebrar janelas até sobreviver ao ataque de Thanos (Josh Brolin), em Vingadores: Ultimato (2019).

A história de Clint Barton mostra que ruídos e traumas na cabeça podem trazer sérios danos a quem passa por isso, um deles é o problema de audição.

Hailee Steinfeld e Jeremy Renner em Gavião Arqueiro (Reprodução / Disney+)

No entanto, nem sempre as produções de televisão ou cinema representam estas  consequências adequadamente. Isso pode acontecer devido ao problema que geraria para as séries seus personagens terem problemas auditivo.

No caso de Gavião Arqueiro, Clint Barton usa isso muito bem a seu favor. Sua perda auditiva acaba sendo eficaz na série. O personagem é, inclusive, mostrado desligando seu aparelho auditivo durante uma peça do Capitão América.

Além disso, esse detalhe conecta o Gavião Arqueiro a Jeremy Renner,  que também possui perda auditiva.

Sobre o Enredo

Gavião Arqueiro mostra Clint Barton ensinando a novata Kate Bishop a ser uma heroína, mesmo sem possuir poderes. Kate se mostra habilidosa enquanto é treinada por Clint.

Além do treino de Kate, o passado do herói vai ser um dos principais assuntos discutidos na temporada. Ele , terá que lidar com as consequências do que viveu como Ronin.

Além dos personagens já apresentados, o elenco da série conta com Fra Fee como Kazi, Tony Dalton como Jack Duquesne/Espadachim, Alaqua Cox como Maya Lopez/Eco e Zahn McClarnon como William Lopez.

A série é escrita e produzida por Jonathan Igla.

Os dois primeiros episódios estrearam em 24 de novembro na Disney+ e o restante será lançado semanalmente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›