Barbie passou por um longa jornada até ganhar seu filme live-action. Antes dos direitos irem para a Warner Bros. Discovery, a Sony Pictures tinha planos para lançar o filme sobre uma das bonecas mais famosas do mundo.
Atrizes como Amy Schumer e Anne Hathaway fizeram testes de elenco, e uma das roteiristas envolvidas no projeto era Diablo Cody, que ganhou o Oscar por Juno. E houve alguns motivos para filme não certo, principalmente sobre quem é Barbie.
Em 2018, Cody disse o seguinte sobre sua saída do projeto: “Eu era literalmente incapaz de entregar um rascunho de ‘Barbie’. Deus sabe que eu tentei”. No mês passado, Schumer declarou que o roteiro do filme não era “feminista e legal” o suficiente
Em uma entrevista recente para a GQ Magazine, Diablo Cody voltou a falar sobre o polêmico filme cancelado da Barbie que seria feito pela Sony e os motivos para ele ter dado errado.
“Quando fui contratada pela primeira vez para isso, não acho que a cultura ainda não tivesse abraçado a femme ou a bimbo como arquétipos feministas válidos. Se você pesquisar ‘Barbie’ no TikTok, encontrará essa maravilhosa subcultura que celebra o feminino, mas em 2014, pegar essa boneca branca e magra e transformá-la em uma heroína foi uma tarefa difícil”, explicou Cody.
Ideia anti-Barbie
Ainda segundo Diablo Cody, a Sony Pictures queria combinar a escrita idiossincrática da cineasta com o estilo de comédia de Schumer, e isso não funcionou.
“Essa ideia de uma anti-Barbie fazia muito sentido dada a retórica feminista de 10 anos atrás. Eu realmente não tinha liberdade para escrever algo que fosse fiel à iconografia; eles queriam um toque feminista de chefe feminina na Barbie, e eu não consegui descobrir porque não é isso que a Barbie é”.
Uma Aventura Lego, de 2014, também teve um grande peso no desenvolvimento do filme da Barbie da Sony, e o estúdio queria fazer ao parecido com o sucesso, animado.
“Ouvi inúmeras referências a Uma Aventura Lego em desenvolvimento, e isso criou um problema para mim porque eles o fizeram tão bem. Sempre que eu inventava algo meta, era muito parecido com o que eles haviam feito. Foi um obstáculo para mim, mas agora passou tempo suficiente para que eles pudessem escalar Will Ferrell [o antagonista do filme Lego] como o antagonista em um filme da Barbie da vida real e ninguém se importa”.
Barbie estreia nos cinemas no dia 20 de julho.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.