Felicity Jones critica “olhar masculino” da indústria do cinema e falta de igualdade

Com 37 anos, a famosa atriz inglesa, estrela de filmes memoráveis como Star Wars e A teoria de Tudo, filme na qual foi indicada como melhor atriz em 2015, Felicity Jones desabafou em uma entrevista publicada no site STV, em como o machismo presente nos bastidores do cinema é prejudicial.

Em entrevista ela declarou que estar aberto à perspectiva feminina é algo maravilhoso.

“Quando o meu marido sugere de vermos alguma coisa eu digo: ‘bem, caso não tenha mulheres suficientes ou não tenha nenhuma mulher provavelmente não estarei interessada”, enfatiza.

No seu ponto de vista, a atriz Felicity Jones explana como a história mostra que a maior parte das coisas não são alcançadas por apenas um indivíduo, ou seja, sempre há duas pessoas ou até um grupo de pessoas envolvidas em um projeto.

“Mesmo a ideia, totalmente estúpida, do diretor e do culto ao gênio. São conceitos que sempre foram associados a homens. Mesmo o Hitchcock – famoso cineasta inglês conhecido como O Mestre do Suspense, teve o apoio de sua maravilhosa esposa, a roteirista Alma Reville, por isso ele era tão brilhante. Os dois trabalhavam juntos e Alma realizava uma grande participação em seus trabalhos, mas deram um jeito de tirá-la da história”, afirma Jones.

Tal atitude revela a dificuldade que as mulheres enfrentam neste segmento e como isso ainda é muito notável nos dias atuais.

A indignação da atriz, referente a maior destaque e visibilidade dos homens na indústria cinematográfica, levanta uma pauta importante sobre a atuação das mulheres no cinema e importância do reconhecimento delas neste universo artístico.

“Me recordo de há alguns anos que você só tinha a opção de diretores homens, e quando havia apenas cinco diretores capazes de contar histórias de mulheres. As opções eram muito restritas”, declara a atriz.

Ela continua dizendo que “é apenas extraordinária quando você observa a história do cinema e de como ela é dominada pela perspectiva masculina, então, chegamos nos últimos anos em que, recentemente, as oportunidades se abriram dramaticamente”, conclui Jones.

Jones pode voltar para Star Wars?

Para os inúmeros fãs da atriz, ela revelou também em outra entrevista que é não está descartado o seu retorno nas telinhas da franquia Star Wars. Jones interpretou a personagem Jyn Erso em Rogue One – Uma História Star Wars, que foi um grande sucesso no cinema.

“Eu sempre digo que a reencarnação é totalmente possível no universo Star Wars”,  dispara.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›