Diretora revela que Marvel recebe reclamações por motivo que ninguém imagina

O lançamento de Viúva Negra deu à Marvel Studios a chance de olhar para trás em sua representação anterior de mulheres, em particular para a personagem de Scarlett Johnansson, e questionar onde cometeu alguns erros em filmes anteriores e como lidar com eles no futuro.

Mas o que é fascinante é que a produtora executiva da Marvel Studios, Victoria Alonso, disse que o estúdio recebe mais reclamações sobre como objetifica os homens do que como objetifica as mulheres.

Esse fato surgiu em um artigo recente da Time onde Alonso refletiu sobre como ela não estava satisfeita com a forma como a Viúva Negra foi apresentada pela Marvel em Homem de Ferro 2 de 2010, onde Natasha Romanoff (disfarçada como secretária na empresa de Stark) recebe algumas dicas de boxe e em vez disso mostra sua destreza derrubando Happy Hogan facilmente.

Tony então se dirige a sua ajudante-chefe, Pepper Potts, e pergunta quem é essa subordinada e, quando lhe dizem: “Possivelmente um processo de assédio sexual muito caro”, Stark procura fotos de Natasha e brinca: “Eu quero uma”.

Victoria Alonso, vice-presidente executiva de produção da Marvel Studios, ficou irritada com a frase na época:

“Isso me incomodava na época e me incomoda agora. Lembro-me de pensar: ‘Ela não é uma coisa’. Mas quão apropriado: o mundo vê uma mulher sexy e pensa que, porque ela é bonita, isso é tudo que ela tem para dar”.

Cena de Pantera Negra (Reprodução / Marvel)
Cena de Pantera Negra (Reprodução / Marvel)

Portanto, em um artigo sobre o quanto a Marvel está trabalhando para evitar a objetificação da Viúva Negra em seu novo filme, é fascinante que Alonso acrescente que o estúdio recebe mais reclamações sobre a objetificação de homens do que de mulheres.

Ela cita especificamente “aquelas cenas sem camisa” como o que as pessoas reclamam.

Presumivelmente, Alonso está se referindo à cena sem camisa de Chris Hemsworth em Thor: Ragnarok, ou talvez a luta sem camisa entre T’Challa e Killmonger em Pantera Negra, ou até as piadas sobre a bunda do Capitão América.

No entanto, como o artigo observa, tais reclamações certamente soam como “justo supor que qualquer crítica nesse sentido tem mais a ver com os padrões sexistas da sociedade do que com o estúdio tendo um histórico pior com os homens do que com as mulheres“.

A própria Johansson notou que sentia que Natasha era “usada como uma espécie de peça de xadrez para seus colegas masculinos“. Sendo assim, Viúva Negra evitará o período de objetificação.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›