Fãs fazem boicote a novo livro de George R.R. Martin sobre Dinastia Targaryen

Os fãs acusam os coautores Linda Antonsson e Elio M. García Jr. de racismo

A série A Casa do Dragão (House of the Dragon), derivada de Game of Thrones, tem gerado polêmicas, mas um novo lançamento de George R.R. Martin também está dando o que falar.

Os fãs da saga estão prometendo um boicote ao novo livro do autor, A Ascensão do Dragão: Uma História Ilustrada da Dinastia Targaryen por causa da parceria dele com Linda Antonsson e Elio M. García Jr.

Linda está sendo chamada de racista por já ter se posicionado publicamente contra a escalação de atores negros nas séries de TV. Em 2012, em seu blog ela foi contra a entrada de Nonso Anozie no programa. Ele, um ator negro foi contratado para viver Xaro Xhoan Daxos, que é descrito como pálido nos livros.

A edição é retratada como livro de “referência de luxo” dos costumes da família Targaryen. Segundo publicação da revista Variety, Martin fez uma postagem de divulgação do livro na semana passada e os fãs responderam indignados chamando a atenção para o comportamento problemático.

“Eu não vou comprar qualquer coisa com Linda e Elio ligados a isso”, escreveu um, enquanto outros pediram a Martin que cortasse os laços com a dupla.

Linda ainda em 2012, na época da exibição de Game of Thrones, também comemorou a escalação de Ed Skrein no papel de Daario Naharis, por ele ser branco, já que havia especulação de que um ator negro o viveria.

E não para por aí, entre as indagações a autora também estaria sua insatisfação com Corlys em A Casa do Dragão, interpretado por Steve Toussaint, que segundo a ela foi uma escolha ruim.

Rhaenyra (Milly Alcock) e Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rhaenyra (Milly Alcock) e Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Autora afirma que não há Valirianos negros e não deveria haver nenhum na série

Antonsson deixou os fãs revoltado ao dizer que negros não deveriam compor o elenco por não fazerem parte dos ancestrais comuns de Velaryons e Targaryens.

“Não há valirianos negros e não deveria haver nenhum na série”, disse ela. Até Steve Toussaint ficou chateado com a situação e se abriu: “Eu não percebi que (a contratação) era uma grande coisa até que fui abusado racialmente nas mídias sociais”.

As acusações foram negadas pela coautora, que explicou à Variety sobre suas falas terem sido tiradas do contexto. Mas mesmo assim, ela ainda disse: “a diversidade não deve prevalecer sobre a história”.

A Casa do Dragão tem um novo episódio a cada domingo, nos canais da HBO e HBO 2, e também na plataforma de streaming HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›