Fandons tóxicos podem provocar tragédias na vida real

Fãs tóxicos são iguais, sejam de mentirinha ou de verdade

Atenção: contém spoilers

A franquia Pânico sempre esteve à frente se seu tempo com seus temas e críticas ao gênero de terror, e o recente lançamento de Halloween Ends é a mais nova prova ‘viva’ disso.

O filme, lançado nos cinemas há cerca de um mês, foi divulgado como o épico encerramento da batalha de 44 anos entre Michael Myers e Laurie Strode, vivida por Jamie Lee Curtis, retornando como a protagonista do original.

Curiosamente, a estreia da produção virou um retrato em tempo real das motivações de Amber e Richie, os dois Ghostfaces da vez em Pânico.

Os dois personagens, que contam que se conheceram através de um fórum de fãs da franquia fictícia Facada, justificam suas mortes como uma reação ao recente filme lançado.

Ofendidos mortalmente com a péssima direção que a série de filmes tomou, os dois resolvem criar seu próprio massacre para inspirar um filme melhor.

Jack Quaid e Melissa Barrera em Pânico 5 (Reprodução)

Em entrevistas, os diretores Matt Betinelli-Olpin e Tyler Gillett afirmaram que as motivações dos personagens era uma crítica direta aos perigos de um fandom tóxico que se sente dono do que ama.

Enquanto ninguém matou ninguém por causa de Halloween Ends, não há como não traçar alguns paralelos entre ficção e realidade.

Halloween Ends prova que Pânico estava certo o termpo todo

Contando com um salto temporal de quatro anos do último filme, Halloween Ends tirou o foco de Michael e pôs Corey, namorado de Allyson, como o principal antagonista do filme.

Dizer que os fãs mais fieis da franquia não apreciaram muito a ideia é um eufemismo.

A onda de fúria de uma parcela de espectadores foi enorme; um abaixo-assinado foi criado no site Change.org, em que eles exigem uma refilmagem da produção para que os personagens tenham um final “digno”, segundo a opinião deles.

Petição para a refilmagem de Halloween Ends no site Change.Org (Reprodução)
Petição para a refilmagem de Halloween Ends no site Change.Org (Reprodução)

Assim como Richie diz em seu discurso final do filme que os criadores de Facada não respeitam seus fãs, o discurso dos membros da petição é perturbadoramente similar.

Com comentários como “Nós nos importamos! Os fãs importam! O filme foi feito para NÓS!”, a situação é basicamente uma paródia de si, trazendo para o plano real uma situação que é tão absurda que virou motivo de chacota em um filme.

A Edição de Colecionador de Halloween Ends, repleta de extras e informações dos bastidores, estará disponível para compra digitalmente e será disponibilizado em DVD e Blu-Ray a partir de 27 de dezembro. Pânico (2022) está disponível no Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›