Escritores em busca de royalties apoiam processo de Johansson contra a Disney

Quando você é uma grande empresa como a Walt Disney Company, haverá advogados trabalhando regularmente em uma ação legal ou outra.

Muitas dessas batalhas nunca chegam aos olhos do público, mas quando uma grande estrela de cinema abre um processo contra o seu estúdio de cinema, não há como esconder.

Scarlett Johansson que a Disney deve dinheiro a ela e agora outro grupo está procurando a empresa para serem pagos, e são os Science Fiction and Fantasy Writers of America (Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América), que fizeram publicamente uma declaração de apoio ao processo de Johansson.

No ano passado, o escritor de ficção científica Alan Dean Foster, que escreveu a primeira novelização do Star Wars original, bem como o primeiro romance de “universo expandido” Splinter in the Mind’s Eye, revelou que depois que a Disney comprou a Lucasfilm, ele parou de receber quaisquer pagamentos de royalties em seu trabalho relacionado a Star Wars.

E a mesma coisa aconteceu mais recentemente. Depois que o acordo entre a Disney e a Fox foi concluído, ele supostamente deixou de receber sobre os livros sobre Alien que havia escrito.

Embora os problemas de Foster com a Disney tenham aparentemente sido resolvidos, a divulgação pública levou muitos outros autores a revelarem que estavam em uma situação semelhante e a SFWA formou a Disney Must Pay Task Force (Força Tarefa a Disney Deve Pagar) para tentar obter todos os seus membros devidamente compensados.

Segundo o Cinema Blend, em uma declaração ao io9, a SFWA critica a Disney pelo que chama de “manobras contratuais antiéticas para evitar o pagamento” e faz uma conexão entre o que a empresa está fazendo no caso Scarlett Johansson e o que aconteceu com seus redatores.

O processo da atriz contra a Disney é por quebra de contrato. Johansson afirma que quando a decisão de lançar Viúva Negra no Disney+ ao mesmo tempo em que estreou nos cinemas foi tomada, violou o acordo entre os dois, já que uma parte significativa da remuneração da atriz estava ligada ao desempenho de bilheteria do filme.

Embora as duas situações não sejam perfeitamente idênticas, estamos falando de dois grupos que lidam com as nuances dos contratos e, portanto, é compreensível que o SFWA queira apoiar publicamente Scarlett Johansson aqui. Ambos veem a Disney como usando essas nuances para evitar pagar o que é devido.

Nenhuma das situações com os redatores da SFWA resultou em quaisquer ações judiciais reais, até onde sabemos.

Muito provavelmente, a Disney gostaria de evitar isso, e como eles conseguiram chegar a um acordo com Alan Dean Foster, parece provável que eles possam fazer o mesmo com qualquer outro escritor, mesmo que leve tempo para isso.

No que diz respeito ao processo de Scarlett Johansson, o caso está atualmente em pausa depois que o juiz se ofereceu para se retirar do caso devido a um relacionamento anterior com a empresa Disney quando ele era advogado.

Ambas as partes têm uma semana para concordar em manter o juiz, ou um novo será designado para o caso. A Disney pediu ao tribunal para mover o caso para arbitragem.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›