Erasmo Carlos morre aos 81 anos; relembre a carreira do artista

Além de cantar, Tremendão também participou de alguns filmes

Nesta terça-feira (22), foi anunciada a morte de Erasmo Carlos, cantor e compositor ícone da Jovem Guarda. Ele tinha 81 anos.

Erasmo tratava uma síndrome edemigênica, quando o corpo sofre com excesso de líquido nos tecidos. Ele foi levado esta manhã ao Hospital Barra Dór, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas não resistiu.

Erasmo Carlos nasceu Erasmo Esteves, em 1941, e iniciou sua carreira em 1958, o participar da banda The Snakes, que também contava com a participação de Tim Maia.

Carlos foi adicionado ao seu nome em homenagem ao grande amigo Roberto Carlos e também em referência a Carlos Imperial, que agenciou sua carreira.

Ele começou a se destacar com O Terror dos Namorados, em 1960 apareceu no programa Jovem Guarda ao lado de Roberto Carlos e Wanderléia. Foi então que ganhou o apelido de Tremendão. Em seguida emplacou hits como Festa de Arromba e Minha Fama de Mau.

O cantor também passou por alguns momentos difíceis quando foi acusado  de corrupção de menores. Ele conseguiu se recuperar graças a ajuda de Roberto Carlos e a esposa do amigo, Narinha.

Ao longo de sua carreira, Erasmo acumulou 682 músicas em seu currículo, sendo 643 gravações registradas no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), além de mais de 800 composições e 38 discos.

Nesta semana, ele ganhou o Grammy Latino pelo álbum O Futuro Pertence À… Jovem Guarda. Ele não pôde comparecer ao evento, mas comemorou a vitória dizendo:

“É tão importante entender o conceito quanto ouvir a música… existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!!!!!!”

Filmes com Erasmo Carlos

Larissa Manoela e Erasmo Carlos em Modo Avião (Reprodução / Netflix)
Larissa Manoela e Erasmo Carlos em Modo Avião (Reprodução / Netflix)

Erasmo teve sua história contada através do filme Minha Fama de Mau, em 2019, estrelado por Chay Suede.

O filme conta a história do artista desde sua adolescência na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, até sua estreia no programa Jovem Guarda. A trama também contou os momentos difíceis de sua vida e sua recuperação.

Em 2020, Erasmo assinou um contrato com a Netflix e participou do filme Modo Avião, estrelado por Larissa Manoela, em que interpretou o personagem Germano Monteiro, o avô da protagonista Ana Monteiro.

No filme, uma digital influencer bate o carro enquanto dirigia olhando o celular. Ela então vai para casa do avô para fazer uma espécie de detox digital.

Entre outros filmes que o Tremendão participou estão Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, Roberto Carlos a 300 Quilômetros por hora, Os Machões, O Cavalinho Azul e o Paraíso Perdido.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›