Entenda quem são Tutu e Corpo-Seco em Cidade Invisível

Tutu (Jimmy London) em Cidade Invisível (Reprodução)
Tutu (Jimmy London) em Cidade Invisível (Reprodução)

Cidade Invisível é uma produção brasileira que chegou à Netflix no dia 5 de fevereiro contando histórias das lendas do folclore brasileiro envolvidas com bastante mistério e uma investigação policial como assunto central.

Devido ao fato de retratar personagens folclóricos em formas humanas, a série acabou deixando algumas dúvidas e curiosidades no público que a acompanhou.

Em entrevista concedida ao NerdBunker, o jornalista e doutor em folclore brasileiro Andriolli Costa falou sobre dois personagens que deixaram o público mais intrigado: o Tutu e o Corpo-Seco.

Então… Quem é o Tutu?

Quem dá vida a Tutu é o ator e cantor Jimmy London, e essa figura em especial deixou boa parte do público confusa, pois muita gente não conseguiu compreender que lenda ele representa.

Andriolli Costa explicou que a confusão se deu pelo fato de que todas as outras figuras folclóricas receberam nomes humanos: Camila é a Iara; Inês é a Cuca e Isac é o Saci; Tutu, porém, permaneceu apenas com esse nome.

Em um momento, vemos a Cuca dar vida a um porquinho e transformá-lo em humano, mas de onde vem a lenda?

Costa esclareceu ao site que a lenda vem da mesma origem dos bichos Papões, que é a mesma da Cuca – figuras conhecidas por assombrarem o sono de crianças desobedientes.

“Tutu viria de Quitutu, que, no idioma Quimbundo significa ‘comer’. É de onde vem a palavra Quitute, por exemplo”, explicou o especialista.

Ou seja, Tutu é um monstro que devora, mas não possui uma forma específica definida, por isso, em Cidade Invisível, ele aparece como um porco do mato.

 E o Corpo-Seco, o que é?

No folclore, esse título se refere a uma pessoa que é tão cruel durante a vida que quando ela morre a terra não aceita seu corpo.

Por causa disso, sua alma não pode ir nem para o céu nem para o inferno e fica vagando errante pela Terra.

Na série, a lenda é mostrada como um espírito possessor que rouba almas e pode habitar qualquer corpo que esteja ‘fraco’ para resistir a ele.

O personagem é morto pelo curupira logo no início da história porque matava animais e abusava da floresta. Os dois acabam se tornando os maiores inimigos.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›