Quem são os Valar, os deuses de O Senhor dos Anéis

Os Valar, seres divinos criados por J.R.R. Tolkien, desempenharam papéis fundamentais na história da Terra Média, que se popularizou através de O Senhor dos Anéis.

Embora não sejam tecnicamente deuses, os habitantes da Terra Média os tratam como tal, e eles agem de forma semelhante aos panteões mitológicos do mundo antigo.

Originalmente, havia 15 deles, mas o Vala mais poderoso, Melkor, caiu para o mal e se tornou o Senhor das Trevas, Morgoth. Ele se opôs aos outros Valar e causou muitos problemas para a Terra Média.

12 dos Valar eram casais casados, e alguns dos Valar eram irmãos de outros. Em um parte de O Silmarillion, Tolkien descreveu as personalidades, histórias e papéis dos 14 Valar.

Rei e a Rainha dos Valar eram Manwë e Varda, respectivamente. Manwë era o Vala do vento e do céu, e criou as Grandes Águias. Varda era a Vala da luz e das estrelas, e era especialmente importante para os Elfos.

Aulë era o Vala do artesanato e da forja, e ele criou os Anões, ele foi descrito  como bem-humorado, mas Tolkien acreditava que o ato de criação levava ao orgulho.

Yavanna era a Vala das plantas e estava preocupada que os habitantes da Terra-média destruíssem suas florestas. Aulë e Yavanna trabalharam juntas para criar o Sol e a Lua, que deu origem as Duas Árvores que Melkor destruiu.

Namo era o Vala da morte e do julgamento. Vairë era a Vala do tempo e da narrativa. Irmo era o Vala dos sonhos e das visões, e era irmão de Namo. Estë era a Vala da cura.

Tulkas era o Vala da força e o melhor lutador entre os Valar. Nessa era a Vala da velocidade. Ela adorava dançar e correr pelas planícies com veados.

Oromë era o Vala dos animais e da caça, e era irmão de Nessa. Vána era a Vala das flores e dos pássaros e era irmã de Yavanna.

Os únicos dois Valar que não tinham cônjuges eram Ulmo e Nienna. Ulmo era o Vala da água. Ele era o segundo Vala mais poderoso depois de Manwë.

Nienna era a Vala da dor e era irmã de Namo e Irmo. A destruição causada por Melkor causou a mais profunda dor nela. Embora representasse imensa tristeza, ela também representava a esperança e a resistência necessárias para superar as dificuldades.

Fonte: CBR

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›