Entenda o final de Lyra e Will em His Dark Materials

Jornada de Lyra e Will terminou de forma comovente na série da HBO

A série His Dark Materials: Fronteiras do Universo, da HBO, adapta a trilogia de livros de Philip Pullman. A trama segue Lyra, uma garota que ouve uma profecia que diz que ela salvará os vários universos existentes.

Ao longo de sua jornada, Lyra conhece Will, um garoto de outro universo. Ambos criam um vínculo forte, mas no final da terceira temporadas eles têm uma comovente despedida, pois não pode ficar mais juntos.

A seguir, de acordo com o Looper, entenda o final de Lyra (Dafne Keen) e Will (Amir Wilson), na temporada final de His Dark Materials.

A grande traição de Lyra

Lyra (Dafne Keen) e Pantalaimon em His Dark Materials
Lyra (Dafne Keen) e Pantalaimon em His Dark Materials (Reprodução / HBO Max)

Lyra nunca quis ser garota da profecia, mas após ver a morte de seu melhor amigo Roger (Lewin Lloyd) nas mãos de Asriel, ela passou a se culpar por isso. Então ela decide seguir viagem e cumprir seu destino.

Uma parte da profecia diz que Lyra trairá alguém, o que leva ao que aconteceu com Roger. Contudo, esta não era grande traição da protagonista. A traição acontece no momento em que Lyra deixa seu Daemon, Pantalaimon.

No mundo de Lyra, Daemons são extensões das almas das pessoas. Lyra decide deixar para trás Pan para que pudesse entrar na Terra do Mortos e reencontrar Roger.

A cena comovente mostra Pantalaimon implorando para Lyra não deixá-lo, mas mesmo assim a garota continua seu caminho.

A Terra dos Mortos

Roger (Lewin Lloyd) em His Dark Materials
Roger (Lewin Lloyd) em His Dark Materials (Reprodução / HBO Max)

Mas foi graças a traição de Lyra que os mortos finalmente puderam descansar. A Terra dos Mortos mostrou que não há nada além de mais sofrimento para que morreu.

Com a Faca Sutil, a garota abriu um portal na Terra dos Mortos para que as almas pudessem retornar ao Pó e não mais sofrer eternamente em um limbo.

Por que Lyra não consegue mais ler o Aletiômetro?

Dafne Keen em His Dark Materials (Reprodução / HBO)
Dafne Keen em His Dark Materials (Reprodução / HBO)

Lyra é uma das poucas pessoas que conseguia ler o Aletiômetro sem a ajuda de um livro, isso devido a “graça” que recebeu ainda muito jovem. Contudo, a medida que envelheceu, ela não conseguiu mais fazer isso.

Em Fronteiras do Universo, isso significa que Lyra perdeu a sua inocência, assim como Will, apesar disso, não é algo a se temer. A perda da inocência é primeiro passo para alcança a sabedoria.

Depois de uma vida de estudo, criatividade e atenção consciente, pode-se recuperar um pouco da graça com a qual as crianças nascem.

Will e Kirjava

Pan e Kirjava em His Dark Materials
Pan e Kirjava em His Dark Materials (Reprodução / HBO Max)

Como citado, Lyra vem de um mundo onde as almas das pessoas se personificam na forma de Daemon. E aparentemente Will vem do nosso mundo, onde as almas das pessoas não se manifestam fora do corpo.

Da mesma forma que seu pai conheceu seu Daemon passando tempo suficiente no mundo de Lyra, Will conhece Kirjava ao mesmo tempo em que Lyra e Pantalaimon se reencontram.

Kirjava, que tem a forma de uma gata, retorna com Will ao seu mundo, embora não esteja claro se ela acabará por desaparecer de volta à intangibilidade em algum momento.

Uma despedida de partir o coração

Lyra (Dafne Keen) e Will (Amir Wilson) em His Dark Materials
Lyra (Dafne Keen) e Will (Amir Wilson) em His Dark Materials (Reprodução / HBO Max)

Com a morte de Metatron (Alex Hassell) e a profecia cumprida, chega o momento da despedida de Lyra e Will.

Como explicaram o anjo Xaphania (Chipo Chung) e da bruxa Serafina Pekkala (Ruta Gedmintas), as fendas abertas pela Faca Sutil devem ser fechadas para evitar que sere continuem atravessando de um universo para outro e liberarem novos males.

Com isso, Will e Lyra devem voltar a seus respectivos mundo. A cena de partir o coração mostra os protagonistas passando pelas fases do luto. O amor entre eles representa, literalmente, a atração para a conexão, o aprendizado e a esperança que une todos os seres conscientes. Mesmo que a despedida seja dolorosa.

O banco, o jardim e o futuro

Lyra (Dafne Keen) e Will (Amir Wilson) em His Dark Materials
Lyra (Dafne Keen) e Will (Amir Wilson) em His Dark Materials (Reprodução / HBO Max)

Por fim, antes de despedirem para sempre, Will e Lyra fazem um promessa um para o outro. De que uma vez por ano, se sentarem no banco de um praça onde podem se sentir próximos mesmo em universos diferentes.

Isso deve acontecer mesmo que novas pessoas entrem em sua vidas, e mostrar que estão vivendo suas vidas de forma plena. E então é mostrado um montagem de Lyra e Will crescendo.

Ao mesmo tempo, a série da HBO insinua que Lyra e Pan viveram muitas aventuras. O que abre um precedente para O Livro das Sombras, trilogia de Philip Pullman que continua Fronteiras do Universo.

Os episódios de His Dark Materials: Fronteiras do Universo estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›