Dragon Ball é mais inapropriado do que você se lembra

À medida que envelhecemos, é comum perceber que o conteúdo que consumíamos na infância era mais maduro do que imaginávamos. Isso pode ser surpreendente ao descobrirmos o que não compreendíamos na época.

Por outro lado, pode ser decepcionante, como no caso do anime Dragon Ball de 1986. Embora amado por muitos adolescentes, o anime é repleto de humor sexualmente inadequado, especialmente em relação às mulheres.

Mesmo censurando algumas partes desses conteúdos, muita coisa ainda ainda é problemática na história de Akira Toriyama.

Dragon Ball trata assédio como piada

De acordo com uma análise do site Collider, chamar o conteúdo sexual de Dragon Ball de “problemático” é minimizar seu pior aspecto. Um exemplo é Mestre Kame, que por diversas vezes mostra comportamentos inapropriados, principalmente com relação a Bulma, que é uma adolescente.

Por diversas vezes, Kame faz comentários obscenos e manipula situações sexuais. O comportamento do mestre de artes marciais é repulsivo, particularmente para as fãs femininas que cresceram admirando Bulma, a principal personagem feminina da série.

Além disso, o Mestre Kame influencia negativamente seus alunos e incentivando-os a ter comportamentos inapropriados, como oferecer uma revista adulta para Kuririn. Oolong também objetifica Bulma e outras personagens femininas, e usa as Esferas do Dragão para pedir roupas íntimas femininas.

As consequências das ações de Karme, Kuririn e Oolong são tratadas de maneira leve e humorística na série, uma abordagem inadequada e desrespeitosa, especialmente considerando as mudanças sociais desde 1986.

Bulma é muito mais do que uma personagem sensual

Bulma, que começa Dragon Ball com 16 anos, é frequentemente o foco dessas representações inadequadas, com cenas que incluem fotos de saia, situações de nudez e vestimentas provocativas como a roupa de coelhinha da Playboy.

Outras personagens femininas também são retratadas com roupas estereotipadas ou usam sua sexualidade como tática de luta. Inclusive Bulma até tenta usar da sensualidade para conseguir uma Dragon Ball.

Esses atos são parte de um padrão de degradação que não pode ser justificado por causa do tom humorístico. Apesar da inocência de Goku, suas ações são enquadradas dentro de um contexto explorador.

Bulma, retratada como uma cientista brilhante e uma figura positiva para as meninas, tem suas conquistas e influência reconhecidas. No entanto, parte disso é jogado fora quando ela é trata apenas com um objeto sexual.

Bulma em Dragon Ball (Reprodução)
Bulma em Dragon Ball (Reprodução)

O problema com Goku

Goku aparece nu em diversas cenas de Dragon Ball, o que, apesar de não ser sexualmente explícito, é considerado ofensivo. A frequente exibição da nudez de Goku é vista como acidental dentro da narrativa, refletindo sua inocência e falta de compreensão sobre esses atos inapropriados.

Mas isso não deixa as situações menos inapropriadas, existam formas eficazes de explorar a inocência do jovem herói. Além disso o comportamento de Goku de tocar as pessoas para identificar seu gênero, uma ação que é tratada como humorística pelos criadores da série, também é problemática.

Com a chegada de Dragon Ball Z a série tem um tom mais menos humorísticos e passa a se valer mais de uma história mais complexa e das lutas, e com isso as piadas sexuais acabaram diminuindo muito.

Embora alguns personagens se casem, Goku e Vegeta com Chic-Chi e Bulma, não existe detalhes sobre a relação deles, e seus respectivos filhos simplesmente surgem ao longo da trama.

Bulma é reconhecida como uma personagem feminina forte e uma cientista inovadora, apesar das representações problemáticas anteriores e da série favorecer os personagens masculinos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›