“Drag Race me ajudou a encontrar minha identidade queer”, diz vencedora de UK vs The World

Atenção: este texto contém spoilers da a grande final de RuPaul’s Drag Race UK vs The World.

Blu Hydrangea é o mais novo membro da realeza de RuPaul’s Drag Race. A drag queen da Irlanda do Norte ganhou a coroa e o título de Queen of the Mothertucking World depois de uma batalha de dublagens entre ela e as finalistas Jujubee, Baga Chipz e Mo Heart em RuPaul’s Drag Race UK vs The World.

A queen surpreendeu RuPaul e os jurados desde o início da competição, com sua apresentação no show de talentos. Sua performance como Austin Powers no Snatch Game apenas sacramentou sua posição na competição como uma das prováveis candidatas à vitória.

Blu, ou Josh, como responde quando não está montado de drag, nasceu em Royal Hillsborough, que segundo a performer, é um lugar bem conservador que a levou a vários desafios enquanto ela crescia:

“Eu sempre tentei esconder qualquer traço de ‘gayzice’ em mim, o que era bem difícil porque eu sempre fui bastante afeminado. [Eu me vestia como as personagens de Hairspray e dançava pela casa e] sempre obrigava minha irmã a fazer os papéis de menino e eu fazia os papeis de menina.”

Segundo a queen, RuPaul’s Drag Race foi um dos responsáveis por ajudá-la a encontrar a sua “identidade queer”. Ela relembrou o momento em que conheceu o reality show e como aquilo mexeu consigo para sempre:

“Eu descobri o programa uma noite e fiquei completamente chocado de ver aquilo na tevê. Eu me identifiquei com aquilo na mesma hora. Eu sabia que havia uma conexão comigo. [Foi] um momento de ‘plim’ na minha cabeça.”

“Se ame em primeiro lugar”

Blu Hydrangea foi a vencedora de RuPaul's Drag Race UK vs The World (Reprodução)
Blu Hydrangea foi a vencedora de RuPaul’s Drag Race UK vs The World (Reprodução)

Quando Blu criou coragem, ela começou a fazer drag e a se expor mais e mais à comunidade queer, e aquilo a ajudou a entender como cada pessoa que se mexe para trazer mais visibilidade contribui para um mundo com menos preconceito:

“Eu costumava ir para eventos do orgulho LGBTQIA+ e conheci tantas pessoas e ouvi tantas histórias diferentes e vi os problemas em primeira mão e o que precisava mudar. E foi aí que eu entrei em contato com pessoas na Irlanda do Norte como o Rainbow Project, que é uma organização fabulosa para pessoas queer.”

Como mensagem para os fãs e a comunidade queer como um todo, Blu acha que a resposta é simples. Amar a si mesmo é o primeiro passo para viver uma vida plena e feliz, disse:

“Se abrace e se ame em primeiro lugar, mais do que tudo. Só você sabe como você está se sentindo e como você se identifica.”

RuPaul’s Drag Race UK vs The World está sendo disponibilizado no WOW Presents Plus, um episódio por semana, todas as terças-feiras.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›