Downton Abbey | Figurinos podres de sujos e outras curiosidades sobre o show

Há muitas coisas que somente os fãs mais apaixonados por Downton Abbey sabem sobre a série, que é um dos dramas de época mais populares dos últimos anos. Conheça agora algumas das principais curiosidades da série.

Maggie Smith não assistiu ao programa

Não há dúvida de que Lady Violet é um dos melhores papéis de Maggie Smith, e há poucos episódios em que ela não está realmente perfeita.

A atriz consegue imbuir a viúva de coração e inteligência, e embora ela seja frequentemente sarcástica e inflexível, ela claramente ama sua família.

O que acontece é que a atriz preferia não assistir ao show enquanto ele estava no ar porque não queria que isso interferisse na maneira como ela interpretava a personagem.

Downton Abbey (Divulgação)
Downton Abbey (Divulgação)

A homossexualidade era ilegal na Inglaterra durante a época da série

Thomas é um dos personagens mais fascinantes da série, no entanto, fica repetidamente claro que grande parte de sua amargura vem do fato de que, como homem gay, ele vive em um país que o vê como um criminoso.

Isso tem base na realidade, já que as relações românticas e sexuais entre homens eram ilegais no Reino Unido até meados do século XX.

Muito do figurino era roupa real

A série apresenta alguns trajes extraordinários, principalmente quando representa os nobres.

Uma curiosidade interessante é que alguns dos trajes eram realmente do período representado, o que confere à série uma forte autenticidade e que permite explorar a forma como os vários eventos do século 20 – incluindo A Primeira Guerra Mundial – impactou a família e sua maneira de ver o mundo.

Downton Abbey (Divulgação)
Downton Abbey (Divulgação)

Os trajes nunca foram lavados

Havia um lado bem desagradável do compromisso da série com a autenticidade.

Acontece que as roupas quase nunca eram lavadas. Em vez disso, havia pedaços de tecido costurados neles para absorver o pior do suor.

Apesar das condições de trabalho não muito convidativas que isso gerou, foi uma decisão tomada a fim de que os trajes não fossem danificados ou perdessem a aparência autêntica.

Dado que as convenções de higiene pessoal tidas como certas no século 21 não eram tão dominantes durante os primeiros anos do século 20, isso adiciona ainda mais uma camada de autenticidade ao show.

Julian Fellowes é um verdadeiro lord

Uma das coisas que Downton Abbey faz muito bem é capturar a perspectiva da classe aristocrática, a maioria da qual olha para as mudanças no mundo moderno com suspeita e, às vezes, hostilidade.

Em parte, isso decorre da biografia do seu criador, Julian Fellowes, que é membro da Câmara dos Lordes, elevado à nobreza em 2011.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›