Donos de cinemas culpam Disney+ por baixo desempenho de Viúva Negra

A Associação Nacional de Donos de Cinemas (NATO), dos Estados Unidos, alegou, em nota divulgada à imprensa, que Viúva Negra teve seu desempenho nos cinemas prejudicado, ficando abaixo dos números esperados, por culpa do Disney+.

Desde o início da pandemia, é comum que grandes produções tenham suas estreias no cinema concomitantes à liberação nas plataformas de streaming de seus respectivos estúdios de origem, com acesso pago.

No Disney+, Viúva Negra ficou disponível para acesso pelo valor de 30 dólares, nos Estados Unidos, e R$ 69,90 aqui no Brasil.

A Associação americana alega que essa forma de trabalho, conhecida como Premier Access, tem sido um problema, já que prejudica a indústria do cinema, uma vez que muitas pessoas preferem pagar para ver o filme em casa, deixando as salas ‘vazias’.

Ao todo, em números, o filme arrecadou a quantia de 218,8 milhões de dólares mundialmente, entre os dias 9 e 11 de julho. Desse valor, US$ 80 milhões foram arrecadados nos cinemas dos Estados Unidos em seus três primeiros dias.

De acordo com dados divulgados pela Disney, o filme arrecadou US$ 60 milhões na plataforma de streaming, correspondendo então a 27% do valor total.

O que o grupo em questão acredita é que, se não houvesse o acesso disponível no Disney+, o filme poderia ter arrecadado pelos menos 130 milhões de dólares somente nos três primeiros dias nos cinemas dos Estados Unidos.

Em nota, eles afirmam:

“Apesar de alegações de que essa estratégia de lançamento aprimorada na era do streaming era um sucesso para a Disney e para o modelo simultâneo, ela demonstra que um lançamento exclusivo nos cinemas significa maior lucro para todos os acionistas em todos os ciclos de vida do filme.”

Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em Viúva Negra (Reprodução / Marvel)
Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em Viúva Negra (Reprodução / Marvel)

Eles também acreditam que, com o passar do tempo, a Disney irá perceber que esse tipo de lançamento não é tão interessante assim, já que, inevitavelmente, irá perder dinheiro.

“A resposta para todas as perguntas vai mostrar que o lançamento simultâneo faz a Disney perder dinheiro ao longo de toda a vida útil do filme.”, disseram.

“As muitas questões levantadas pela pouca divulgação que a Disney faz de seus dados do streaming estão sendo rapidamente respondidas pela performance anômala e decepcionante de Viúva Negra. A resposta mais importante é que os lançamentos simultâneos são artefatos da pandemia que devem ser deixados na história, junto à própria pandemia.”, finaliza a nota.

É válido destacar ainda que, quando estreou em 9 de julho de 2021, o filme teve uma primeira semana bombástica, mas sofreu uma queda devido à estreia de Space Jam: Um Novo Legado, que se mostrou um concorrente à altura.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›