Documentário sobre chefe, Anthony Bourdain, tem estreia “emocional”

Roadrunner, um filme sobre o falecido chefe de cozinha, Anthony Bourdain, estreou no dia 11 de junho no Festival de Cinema de Tribeca. O diretor do documentário, Morgan Neville, foi quem apresentou o longa para a multidão que se reuniu no centro de Nova Iorque.

Ao apresentar o longa no festival, o diretor declarou: “uma festa no centro para um cara do centro”.

A estreia do longa foi recheada de momentos emocionais, à medida que o filme avançava e os fãs de Bourdain eram lembrados que o fim era inevitável, a sua morte repentina. O chefe das celebridades era conhecido por ser rude, realista, engraçado e infinitamente curioso.

Para fazer Roadrunner, Neville editou mais de 20.000 horas de filmagens brutas dos programas de televisão apresentados por Bourdain. De acordo com ele, sua equipe teve acesso a cerca de 100.000 horas.

O diretor também capturou entrevistas com alguns dos amigos e colaboradores mais próximos de Bourdain: os chefes David Chang e Eric Ripert, a produtora de Anthony Bourdain: Fora do Mapa e Sem Reservas, Lydia Tenaglia, a agente de longa data Kim Witherspoon e a segunda esposa Ottavia Busa, alguns dos quais estavam presentes.

Anthony Bourdain em Lugares Desconhecidos (Divulgação)

Neville não chegou a conhecer Bourdain, o que o diretor considera uma vantagem, uma vez que “não havia uma visão subjetiva das coisas”. O diretor também considerava que o chefe “era alguém por quem todos tinham sentimentos muito fortes, quer o conhecessem ou não”, disse ao Entertainment Weekly.

Mas Neville também revelou uma imensa preocupação com a feitura do filme, “sabíamos que não tínhamos que estragar tudo”. Bem, independente do nível de conhecimento do diretor a respeito de Bourdain, o longa investiga todos os passos do chefe famoso.

Até mesmo as músicas preferidas de Bourdain foram consideradas para tornar o filme mais próximo do seu personagem principal, inclusive algumas do vocalista do Queens of the Stone Age, Josh Homme, amigo próximo do chefe que também aparece no documentário. “Tínhamos uma lista principal de todas as músicas que ele mencionou”, disse Neville. “Tinha 18,5 horas de duração.”

O documentário mostra os altos e baixos da vida de Bourdain – que terminou com o suicídio dele em 2018. Sendo assim, o longa oferece uma perspectiva íntima e algumas novidades sobre histórias e momentos que muitos já conhecem.
O filme também trata da sua luta contra o vício em heroína, sua tentativa de ser um pai e marido “normais”, assim como o caso conturbado com a atriz Asia Argento.

Roadrunner: um filme sobre Anthony Bourdain chega aos cinemas nos Estados Unidos em 16 de julho.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›