Diretora responde à reação conservadora contra o filme Barbie

Filme de Greta Gerwig tem causado discussões acaloradas nas redes sociais

Barbie pode estar lotando os cinemas em todo o mundo, e apesar de sua popularidade e elogios, o filme recebeu críticas negativas do público conservador.

De um lado, pessoas elogiam o filme, e dizem o quanto ele é importante para as mulheres, o empoderamento, o feminismo, e crítica a cultura patriarcal da sociedade através de um humor ácido.

Por outro lado, não é difícil encontrar comentários de conservadores e religiosos a respeito de como o filme pode “destruir a família”, ou não segue os “valores cristãos”, e até sobre a forma como os homens são retratados na trama.

Em uma entrevista para o The New York Times, Greta Gerwig abriu o jogo sobre como os conservadores receberam seu filme. Houve supostos relatos de que alguns queimaram suas bonecas Barbie para se manifestarem contra os temas feministas do filme. Ela disse:

“Minha esperança para o filme é que seja um convite para que todos façam parte da festa e deixem de lado as coisas que não estão necessariamente nos servindo como mulheres ou homens. Espero que com toda essa paixão, se eles o virem ou se envolverem com ele, isso possa lhes dar um pouco do alívio que deu a outras pessoas”.

Diretora não quis ignorar o legado da Barbie

Margot Robbie em cena de Barbie (Reprodução / Warner Bros.)
Margot Robbie em cena de Barbie (Reprodução / Warner Bros.)

Barbie faz críticas também sobre todo o legado que a famosa boneca deixa desde sua criação pela Mattel em 1959.

O filme retrata como cada pessoa, principalmente mulheres, veem o brinquedo, como algumas tendo sentimentos nostálgicos, enquanto outras olham para ela como um status inalcançável.

Em uma entrevista para o Digital Spy, Greta Gerwig declarou: “Acho que o que queríamos fazer era não negar o quão complicada ela é e como há tantas coisas incríveis sobre ela e também como: ‘Oh, eu gostaria que você não tivesse feito isso’. Acho que o que o tornou rico foi poder estar em meio a todos os espinhos e não negá-los”.

Sobre o filme

Na trama, Barbie se vê em meio a uma crise existencial quando seu mundo perfeito começa a ruir. Ela então vai para o mundo real em jornada de autoconhecido em busca de fazer tudo voltar a ser como era antes.

O elenco inclui Margot Robbie, Ryan Gosling, Simu Liu, Michael Cera, Will Ferrell, Ariana Greenblatt e America Ferrera.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›