Diretor de Me Chame Pelo Seu Nome lança novo filme de terror sobre canibalismo e faz crítica ao gênero: “Repetição”

Luca Guadagnino falou sobre seu filme Bones & All e o gênero do terror, e também como alguns filmes não são apenas sobre chocar as pessoas com matança

Luca Guadagnino, conhecido por dirigir Me Chame Pelo Seu Nome, descreveu seu novo filme Bones & All e falou sobre o gênero do terro como um todo. O longa segue a história de um casal nômade e canibal que vive da terra e das pessoas que encontram pelo caminho.

O elenco inclui Timothée Chalamet e Taylor Russell, Mark Rylance, Michael Stuhlbarg, Chloë Sevigny e David Gordon Green. Em uma entrevista para o IndieWire, Guadagnino disse que não estava interessado em chocar as pessoas com um canibalismo em seu filme, mas explorar a convivência do casal protagonista e a luta moral deles.

“Minha verdadeira esperança é que o público não rejeite o filme como uma provocação porque trata de um tabu como o canibalismo. Com Bones & All, eu não estava nem um pouco interessado no valor do choque, que eu odeio. Eu estava interessado nessas pessoas. Compreendi profundamente a luta moral deles. Eu entendi o que estava acontecendo com eles. Não estou aqui para julgar ninguém. Você pode fazer um filme sobre canibais se estiver lutando com eles e não estiver codificando o canibalismo como um tópico ou uma ferramenta para o terror.”

Diretor detonou filmes de terror

O diretor citou alguns outros filmes de terror que não considera terror, por dar a oportunidade de explorar outros lados de seus personagens.

O Massacre da Serra Elétrica não é um filme de terror. É um retrato devastador da América de um cineasta mestre. Mesmo o segundo, que eu também adoro, não é um filme de terror; é uma sátira de Ronald Regan. O Exorcista é um drama familiar, não um filme de terror. É sobre a maternidade, e o que há de estranho nisso?”

Comida reconfortante

Timothée Chalamet em Bones & All (Reprodução)
Timothée Chalamet em Bones & All (Reprodução)

Guadagnino acrescentou que o gênero do terror não é tão interessante quanto parece ser, mas há formas de deixá-lo mais interessante e impactante para o público.

“O filme de terror como gênero é menos interessante porque brinca com vários conjuntos limitados de regras, e a repetição dessas regras pode ser engraçada e divertida se você quiser um dia sem sentido com a pipoca no cinema assistindo Premonição, ou pode ser uma experiência fortalecedora, ou a de um grande intelectual que está refletindo sobre esses códigos, como Kubrick com O Iluminado“.

Guadagnino disse que a maioria dos filmes de terror modernos são como: “comida reconfortante. Exceto que a comida reconfortante é a comida que deixa você doente depois de comê-la porque, embora tenha um gosto bom no começo, também é pesada e processada”.

“Estou dizendo tudo isso como um grande fã de filmes de terror e, por causa de Suspiria e parcialmente por causa deste filme, um diretor no acampamento. Acho que vou continuar fazendo filmes de terror na minha vida, mesmo que Bones & All não seja um filme de terror em si”.

Bones & All vai estrear no Festival de Cinema de Veneza de 2022 antes de chegar nos cinemas em novembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›