Depois de censura, China restaura final original de Clube da Luta

O final de Clube da Luta está de volta com sua conclusão explosiva em território chinês. Depois de censurar a cena final do filme de ação por leis de conteúdo da China, o serviço de streaming Tencent mudou a versão da produção novamente e restaurou o fim sem alterações.

Há menos de um mês, o filme tinha virado notícia e tinha sido até comentado pelo diretor do filme. A cena do fim do filme foi substituída por uma mensagem na tela explicando que as autoridades venceram e o anarquista Tyler Durden (Brad Pitt) foi preso e mandado para uma instituição para doentes mentais.

As leis de censura do país instituem que todas as pessoas que forem mostradas cometendo crimes em produções audiovisuais precisam sempre receber uma punição pelo que fizeram, motivo pelo qual o final teria sido editado. Na versão censurada, o fim do filme dizia:

“A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, prevenindo a bomba de explodir com sucesso. Depois do julgamento, Tyler foi mandado para um hospício de loucos e recebeu tratamento psicológico.”

Chuck Palaniuk, autor do livro de onde o filme foi adaptado, conversou com o TMZ sobre o ocorrido. A parte mais curiosa para ele é que a censura tornou o final mais parecido com o livro dele do que o filme:

“A ironia é que a maneira como os chineses mudaram o filme é que eles alinharam o final quase exatamente com o final do livro, em oposição ao final do [David] Fincher, que era um final com um visual mais espetacular. Então de certa forma, os chineses trouxeram o filme de volta para o livro um pouco.”

Autor não se importou com a censura chinesa

Brad Pitt em Clube da Luta
Brad Pitt em Clube da Luta (Reprodução)

Apesar de ter tirado um sarro quando ficou sabendo da mudança, Chuck não se importa com a alteração. Segundo o escritor, muitos outros lugares como o Estados Unidos já censuraram o material, mas isso só começou a ser comentado quando aconteceu na China:

“O que eu acho realmente interessante é que meus livros são banidos pesadamente em todos os Estados Unidos. O sistema prisional do Texas se recusa a ter meus livros na biblioteca deles. Mas só é um problema quando a China muda o final do filme? Eu já aguento banimentos do meu livro faz bastante tempo.”

Clube da Luta está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›