Clube da Luta tem final censurado na China e autor da história se manifesta

Chuck Palaniuk, autor do livro Clube da Luta, achou muito engraçada a maneira como a censura editou o final da adaptação do romance para as telonas. O filme de 1999 dirigido por David Fincher, assim como tantos outros filmes cult, não obteve muito sucesso na época de seu lançamento, porém desenvolveu uma série de seguidores e admiradores fieis.

A China recentemente liberou o filme para streaming depois de passar por um processo de censura, e editou o fim do filme. Substituindo o mundo explodindo do original, a censura incluiu uma legenda no final explicando que as autoridades venceram e o Narrador foi hospitalizado.

Quando Chuck ficou sabendo do novo final, ele usou suas redes sociais para tirar sarro do novo final chinês, que vai completamente contra a ideia central do filme. Em seu perfil do Twitter, o autor disse:

“Vocês viram esta merda? Isto aqui é SUPER maravilhoso! Todo mundo tem um final feliz na China!”

Em link no tweet, Palahniuk ironiza mais um pouco o final censurado. “Tyler e a gangue foram todos presos. Ele passou por julgamento e foi sentenciado a uma instituição para doentes mentais. Que maravilha. A justiça sempre vence. Nada nunca explodiu. Fim.”, disse.

Brad Pitt em Clube da Luta
Brad Pitt em Clube da Luta (Reprodução)

País boicotou Matrix por causa de ator

A China tem suas opiniões políticas levadas bem a sério. Não faz muito tempo o filme Matrix: Ressurrections sofreu um boicote entre os nacionalistas do país, que tinham ficado ofendidos com uma atitude do protagonista Keanu Reeves.

O ator de 57 anos foi anunciado recentemente em um concerto beneficente para a Tibet House U.S., o que fez com que uma grande parcela do público decidisse que não iria aos cinemas ver um filme com ele.

A República Popular da China é conhecida por ter uma relação delicada com a província tibetana, que quer se tornar independente do país. Extremos acontecem como evitar falar da região e de seu desejo de se desligar da China em qualquer obra audiovisual que é exibida no território.

Censurado ou boicotado na China, ambos os filmes podem ser vistos no Brasil. Clube da Luta está na Netflix e Matrix: Resurections estreia no HBO Max do Brasil na próxima sexta (28).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›